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Exportação de conteúdo audiovisual independente deve ser ampliada

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) assinaram nesta quarta-feira (29/2), a renovação de convênio do programa Brazilian TV Producers (BTVP), projeto setorial do complexo de Economia Criativa e serviços da agência.

A assinatura aconteceu durante a segunda edição do RioContentMarket, logo após a palestra do diretor e produtor executivo da série Lost, Jack Bender. Na oportunidade, o diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, e o presidente da ABPITV, Marco Altberg, apresentaram os resultados do projeto setorial, acompanhados pelo gestor do projeto, Bruno Amado, e do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC/TV Brasil), Nelson Breve.

O convênio irá destinar cerca de R$ 5 milhões para a realização de ações promocionais no exterior, levando programas com conteúdo brasileiro a outros países e estimulando projetos de coprodução internacional. Rogério Bellini, diretor de negócios da Apex-Brasil, reforçou que a renovação do convênio dará continuidade à participação comercial da produção audiovisual brasileira (filmes, documentários, animação, etc.) no mercado internacional de televisão, internet e novas plataformas. “O processo de internacionalização da indústria audiovisual nacional nos permite levar ao mundo um pouco da nossa criatividade e diversidade cultural. Por intermédio do projeto BTVP, a Apex-Brasil estimula parcerias e a consequente geração de negócios entre produtoras brasileiras e estrangeiras para a viabilização de obras audiovisuais nos mais variados formatos”, complementou Bellini.

Para o presidente da ABPITV, Marco Altberg, o BTVP foi um dos grandes responsáveis pela internacionalização dos produtos brasileiros. “A partir desse projeto pudemos desenvolver com sucesso, por exemplo, o segmento de animação, com diversos casos bem sucedidos de séries infantis brasileiras no mercado interno e externo”, afirma Altberg.

O BTVP atua em diversos eventos internacionais, como MIPTVP, MIPCOM, Realscreen, Kidscreeen, dando suporte para a participação do produtor brasileiro. Em sete anos de projeto, já promoveu mais de 75 ações em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, entre outros, que resultaram em aproximadamente 7 mil reuniões de negócios.

Segundo o estudo “A Cadeia da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela FIRJAN, o peso da cadeia da indústria criativa no PIB pode chegar a 18,2%, o equivalente a R$ 667 bilhões. O mercado mundial de produção independente para televisão é avaliado em US$ 450 bilhões e a participação brasileira representa apenas 1%. Um dos objetivos do BTVP é capacitar empresas brasileiras para o mercado internacional e aumentar essa participação na economia mundial, crescendo o número de empresas exportadoras do setor.

Lost – O produtor norte americano Jack Bender, diretor e produtor executivo da série Lost abriu as sessões de paineis do RioContentMarket 2012. O americano produziu 113 episódios da série, dirigiu 37, entre eles o episódio final, ganhou um Emmy, um PGA Award, um Banff Award e foi indicado a inúmeros outros prêmios.

Lost, umas das séries de maior sucesso da história, exibida entre 2004 e 2010, marcou o cenário da televisão americana por trazer inovações narrativas até então não exploradas. Bender, ao falar sobre o processo de criação e produção do programa, afirmou que o Brasil é um país de storytellers. “Vi no desfile das escolas de samba uma maneira incrível de montar uma história”.

Bender falou sobre as estratégias de sucesso de uma série de longa duração e sobre o desenvolvimento de Lost como um produto que cruzou fronteiras no âmbito de sua audiência mundial, ponderando as dificuldades que o mercado traz para esse nicho de conteúdo “A indústria do entrenimento acaba sendo científica demais e restringe a criatividade dos que querem produzir conteúdo”, afirmou.

A importância das redes sociais para a comunicação e como ela ajuda no crescimento e difusão da televisão em geral também foi citada, em especial para a série, que teve grande impulsionamento graças a internet.

*Com informações da assessoria de imprensa da ABPI-TV

Redação

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