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Facebook pode ser mais eficiente que RH na hora de contratar

Um estudo publicado no Jornal de Psicologia Social Aplicada dos Estados Unidos e divulgado pelo site Read Write Web afirma que é possível julgar o desempenho de um funcionário com base em seu perfil no Facebook. A pesquisa sugere que a avaliação pode ser ainda mais precisa do que os testes feitos pelos departamentos de recursos humanos.

No experimento, três pessoas avaliaram os perfis de 56 estudantes universitários que já possuíam emprego. Eles passaram cerca de 10 minutos checando todas as informações publicadas, incluindo as mensagens em seus murais, fotos, comentários e páginas “curtidas”. Em seguida, eles responderam duas perguntas relacionadas às personalidades dos jovens, que são extremamente importantes para o mercado de trabalho: 1) Esta pessoa é confiável?; e 2) É emocionalmente estável?

Os estudantes que receberam as maiores notas foram aqueles que viajam mais, têm mais amigos e mostram interesse em asssuntos diversos. Em outras palavras, as fotos de festas e curtição apresentadas no Facebook não foram vistas como algo negativo, muito pelo contrário. Os avaliadores acreditam que um usuário mais sociável na rede é uma pessoa mais extrovertida e simpática.

Donald Kluemper, professor de administração da Northern Illinois University envolvido no projeto, afirma que o experimento tentou avaliar os traços de personalidade das pessoas da mesma forma como são avaliados em testes convencionais, mas utilizaram outra ferramenta – ao invés de aplicar testes, os psicólogos obtiveram suas respostas por meio dos perfis na rede social e isto pode ser, muitas vezes, mais eficaz por conter informações espontâneas.

Empresas de recrutamento já têm utilizado redes sociais como uma ferramenta para buscar talentos, especialmente o Facebook. O LinkedIn é uma rede profissional onde as pessoas expõem apenas o seu melhor, enquanto o Facebook tem uma mistura de pessoal e profissional, que pode oferecer mais informações sobre o candidato. Por conta disso, alguns usuários já têm “profissionalizado” seus perfis, personalizando suas configurações de privacidade e até trocando cartões de negócios virtuais pelo site.

*Com informações do site Olhar Digital

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