Fortaleza espera receber 40 mil pessoas no evento que pretende reunir todos os setores envolvidos na cadeia produtiva da música. Haverá conferências, feira e oficinasPor Sílvio Crespo
07/04/2003
A segunda edição da Feira Nacional da Música, que acontece de 31 de julho a 3 de agosto em Fortaleza, promete ser o maior evento do gênero na região. Segundo Olímpio Rocha, um dos organizadores, a idéia é ?reunir todos os setores envolvidos na cadeia produtiva da música?. A Feira terá 5 mil metros quadrados, onde os expositores poderão mostrar o melhor da produção no setor. Os organizadores esperam que 40 mil pessoas participem do evento.
Feira e conferência
O evento é dividido na Feira Nacional da Indústria Fonográfica, em que as empresas ligadas à música poderão expor seus trabalhos, e na Conferência Internacional da Música. Na primeira, vários segmentos do ramo estarão presentes, entre fabricantes de instrumentos musicais, empresas de equipamentos de som, gravadoras, editoras, lojas de CD?s e mídia especializada.
Na Conferência Internacional, serão discutidos temas como economia da música, direito autoral, participação de pequenas e médias empresas nas leis de incentivo à cultura e visão das gravadoras sobre o mercado, entre outros. O objetivo, segundo os organizadores, é levar à região nordeste formadores de opinião e produtores internacionais, para debater o ?mercado da música pluricultural brasileira em relação direta com a World Music?.
Economia e cultura
Para o organizador Olímpio Rocha a Feira terá um importante papel econômico, mercadológico e cultural para a região. Econômico, porque deve ?atrair negócios e investimentos para a indústria musical no Nordeste e divulgar o potencial do mercado regional aos investidores e empresários do segmento?, explica. Mercadológico, porque contribuirá para ?consolidar o Ceará como pólo gerador de atrações no segmento musical?. O papel cultural do evento está em ?divulgar a produção musical do Estado e do Nordeste, além de contribuir com programa sociais que tenham a música como ferramenta de desenvolvimento?, conclui Olímpio.
Novatos
A produção do evento também se preocupou com os artistas que ainda não possuem o devido espaço para divulgar suas performances. Para isso, haverá a Mostra de Novos Talentos, que tem como proposta abrir perspectivas de trabalho aos novatos da música cearense. O selecionado para a Mostra se apresentará ao público e terá uma ampla divulgação de sua arte em toda a mídia da Feira da Música. Além disso, será observado por vários ?caçadores de talentos? presentes no evento.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.