Com uma programação de palestras, debates, oficinas, mostras e shows, foi aberta, nesta quarta-feira (8), na Funarte, em Belo Horizonte (MG), a terceira Feira Música Brasil (FMB), evento que vem se consolidando como instrumento de inserção da música na cadeia econômica.
Segundo Thiago Cury, diretor do Centro de Música da Funarte, a edição da feira em Belo Horizonte “faz parte de um processo de políticas integradas, onde se fortalece todo o sistema de rede no Brasil, toda a cadeia da música brasileira”. Ele argumenta que a FMB contempla “amplos aspectos” da cadeia produtiva, como a produção, distribuição, divulgação, difusão, novos modelos tecnológicos e também a discussão política, por meio dos seus painéis de debates.
As duas edições anteriores da feira foram realizadas em Recife (PE). Promovida pelo MinC, a FMB é realizada pela Funarte e tem a parceria da Rede Música Brasil, que reúne 15 associações nacionais, representando os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música. Ao todo, mais de 3 mil artistas se inscreveram por meio do edital publicado no site da Feira Música Brasil. Foram contemplados 39 artistas do campo popular (artistas solo, grupos e DJs) ao erudito (conjuntos de câmara), em uma seleção realizada por profissionais dos diversos setores da cadeia musical.
A programação desta edição vai agitar a capital mineira até domingo, dia 12, com uma intensa programação. Além dos encontros de negócios e discussões sobre o setor, serão 50 shows com artistas de diversos estados. A maior parte das apresentações acontecerá na própria Funarte, cuja sede é chamada de “Casa do Conde Marinho”, em alusão à origem do antigo imóvel recém restaurado, mas também se estende a outros espaços. Um deles é o lugar onde os rappers costumam se encontrar, o viaduto Santa Tereza. Os destaques estão reservados para os shows que fecham as noites, na Funarte.
Nesta quarta-feira, a principal atração ficou por conta de Gilberto Gil e seus convidados, no show de encerrando do primeiro dia da feira. Antes do show, o ex-ministro falou à imprensa e destacou o reconhecimento que a feira vem recebendo do setor musical. “A música brasileira continua presente como um dos principais elementos da vida brasileira. Eu acho que os três mil inscritos (na feira) significam que o Brasil está levando a sério a música, a economia da cultura, porque a música é, de fato, um dos grandes ativos que a gente tem. E a feira veio para ficar”, afirmou.
A programação completa da Feira Música Brasil pode ser conferida no site do evento.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
View Comments
Estive lá como produtor de um dos grupos editados e o que vi e ouvi de artistas e produtores participantes foi bem diferente. ficamos ilhados num hotel em Contagem, dependendo de uma vam que sempre atrasava e o nosso Grupo teve que sair direto dessa vam para o palco. uma bagunça generalizada.
a organização do evento ainda contratou uma agência de viagens de Goiânia, quatro estações, que chegou ao cúmulo de comprar quatro assentos com nomes repetidos no mesmo vôo. tive que comprar mais duas passagens na hora no balcão do aeroporto na ida e passar um bom tempo tentando resolver o problema, que iria se repetir no retorno. e até agora não obtive qualquer resposta, nem da agência nem da organização do evento, sendo que as passagens foram canceladas e devolvidos os valores pagos a agência, ao menos foi o que disse a empresa aérea e nos deu um número localizador do cancelamento.
vale a pena conferir uma matéria mais realista sobre o evento: sss://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/fei...
Muito obrigado Sandro. Infelizemente nossa falta de estrutura não permite uma cobertura mais apurada dos eventos mais importantes do país na área da cultura. Acabamos comprando um pouco a visão do Ministério da Cultura, que tem uma estrutura de comunicação eficaz, porém totalmente focada na valorização do ministro e dos atos do MinC, dourando sempre a pílula. Por isso, fazemos sempre questão de apontar a fonta da informação. A nossa fortaleza é ter uma rede de pessoas atentas e com vontade de apontar novas perspectivas para a cultura no Brasil. Valeu!