Categories: NOTÍCIAS

Festival de Cinema de Gramado aposta em filmes comerciais

A 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado começa nessa sexta-feira (10/8) com um novo perfil, segundo informações do jornal Valor Econômico. Com curadoria do crítico Rubens Ewald Filho, do ator José Wilker e do jornalista Marcos Santuário, a promessa é de alcançar os velhos e bons tempos do Festival gaúcho, que há anos luta para recuperar sua importância.

O objetivo agora é indicar filmes que poderão ser sucesso nas bilheterias, além de exibir em primeira mão os títulos de cineastas brasileiros consagrados. “Depois de seis anos com outra proposta curatorial, nós representamos a abertura para filmes que produzam um diálogo mais amplo e intenso. As escolhas anteriores abriram certos caminhos, mas afastaram importantes olhares e parcerias”, diz Santuário.

O festival também sofreu com problemas administrativos. Alguns dos participantes do evento no ano passado ainda não receberam seus pagamentos, por conta de problemas do proponente, que resultou na retenção dos recursos da Lei Rouanet no Ministério da Cultura.

A partir de agora, o festival será realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, com acompanhamento de conselho gestor de eventos, que fiscalizará as contas e os contratos.

O festival abre com a exibição hors concours de “360”, de Fernando Meirelles, e apresentará, além de curtas nacionais e de longas latinos, oito filmes brasileiros. Três deles são comédias, como “Insônia”, de Beto Souza (estrelado por Luana Piovani), “Super Nada”, de Rubens Rewald, e “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida”, de Matheus Souza.

Para completar a seleção, os documentários “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, de Ninho Moraes e Francisco César Filho, e “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. Há ainda o road movie “Colegas”, de Marcelo Galvão, e os dramas “O Que Se Move”, de Caetano Gotardo, e “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, que foi premiado recentemente em festivais na Polônia, na Holanda e na Dinamarca.

Clique aqui para ler matéria completa.

*Com informações do jornal Valor Econômico

 

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago