Há 30 anos, os filmes infantis brasileiros eram garantia de sucesso, principalmente pelos longas-metragens dos Trapalhões. Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que, das 20 obras mais assistidas no Brasil desde 1970, 12 foram de Renato Aragão e sua turma, sendo que “O Trapalhão nas minas do Rei Salomão” (1977) ocupa o quarto lugar da lista, com 5,8 milhões de espectadores.
Já em vigésimo aparece mais uma marca responsável pelas espetaculares bilheterias do gênero: Xuxa e seu “Lua de Cristal”, que atraiu 4,2 milhões de crianças aos cinemas em 1990. Assim como ocorria com os Trapalhões, os filmes da apresentadora obtiveram ótimos resultados. Mesmo o recente “Xuxa em O Mistério de Feiurinha”, de 2009, teve 1,2 milhão de espectadores, uma boa marca para qualquer filme brasileiro, de qualquer gênero.
Mais do que uma boa oportunidade de negócio, o investimento no cinema infantil serve para fidelizar um público em formação. A equação é bem simples: o guri sai de casa para o cinema, ganha uma pipoca da mãe, diverte-se com atores falando sua língua e depois pede para voltar em outro filme. E pede também no próximo, e em mais um, e assim vai até crescer, passar a se interessar por produções nacionais adultas e incentivar seus próprios filhos a ir ao cinema.
— Por um lado, não teremos as possibilidades de público que as férias oferecem, mas, por outro, não vamos disputar com os blockbusters americanos. A expectativa dos filmes infantis brasileiros não indica o caminho de blockbusters. A realidade não é essa — afirma Vanzolini.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
*Fonte: O Globo (André Miranda)
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…