Sem edital e sem licitação, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) contratou este ano projetos vultosos que estão causando protestos de artistas e produtores. O mais vistoso parece ser a decisão de abrigar na Galeria Funarte (no prédio do Palácio Gustavo Capanema, no Rio) uma exposição já montada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, a mostra São Francisco – Um Rio Brasileiro, entre 25 de outubro e 5 de dezembro. O valor do financiamento é de R$ 800 mil.
A exposição de Fraga já esteve em cartaz em São Paulo – ficou até junho no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera. Fraga já tinha captado R$ 1,1 milhão de recursos pela Lei Rouanet.
Todos esses projetos em questão estão sendo abrigados na rubrica “Inexigibilidade de Licitação”. São decisões diretas da Funarte, não são analisados por comissões externas independentes. A maioria deles já recebeu recursos da Lei Rouanet, por meio de renúncia fiscal, o que caracteriza sobreposição de financiamentos públicos.
O presidente da Funarte, Antonio Grassi, defendeu a singularidade das ações financiadas. Ao Estado, Grassi informou que a exposição do Ronaldo Fraga se insere num projeto maior, já lançado, chamado Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, e que inclui a produção de um livro e oficinas em todas as cidades da chamada bacia do Rio, que serão ministrados por Ronaldo Fraga e Benê Fontelles. Segundo o presidente da Funarte, o projeto de estímulo cultural na Bacia do São Francisco custará, ao todo, R$ 16 milhões.
Sobre o caso de Bibi Ferreira, Grassi diz o seguinte: “De fato, tem algumas pessoas que inexigem licitação, por serem ímpares”. Ele alega que Bibi está dentro do contexto da programação de reabertura do Teatro Dulcina (“Algo que já estava no corpo do orçamento da Funarte”), e que é espetáculo inédito. “Dentro desse valor está incluída toda a produção. Ela não está embolsando R$ 300 mil”, reagiu.
Segundo Grassi, as apresentações de Peter Brook e Ariane Mnouchkine são parte das ações internacionais da Funarte. Ele diz que a vinda do Théâtre du Soleil pela primeira vez ao Rio é fruto de uma parceria da Funarte com a Prefeitura e o Estado. “Pode checar com o Sesc São Paulo: esse valor de R$ 500 mil é só uma parte, é muito maior o custo de um espetáculo deles”.
Como as escolhas são todas no Rio de Janeiro, e feitas sem participação de comissões independentes, alguns produtores apontam uma política de compadrio. A Casa da Gávea, por exemplo, atenderia a interesses de amizade – os donos da Casa da Gávea são Paulo Betti e Cristina Pereira, amigos pessoais de Grassi. Paradoxalmente, o Prêmio Funarte Carequinha, de circo, terá R$ 4,5 milhões em 2011, e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais terá R$ 1,9 milhão.
BALCÃO
Bibi in Concert IV – 70 Anos de Histórias e Canções
R$ 300 mil
10 apresentações do grupo francês Théâtre du Soleil
R$ 500 mil
3 apresentações de Peter Brook
R$ 517 mil
Contratação da Casa da Gávea para 4 apresentações de “Sonho de uma noite de São João”
R$ 135 mil
*Com informações do Estadão.com
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É constrangedor. O sujeito que acreditou no governo Gil/Juca (e segue tentando acreditar) fica se perguntando por que participou de tanta reunião de câmaras e colegiados setoriais. Pior é ouvir uns e outros falando em surdina, à guisa de pretexto, coisas como "nem tudo se resolve por editais", como se vivêssemos um "fastio" de editais, quando ainda estamos recém começando.
No entanto, é preciso ressalvar que se trata de PRÁTICA COMUM E CORRIQUEIRA DE TODO E QUALQUER órgão de cultura no país. O setor cultural privado (artistas, produtores, empresas) e o terceiro setor já adquiriram competência suficiente para produzir arte, faltando aos governos perceberem essa nova realidade e retirarem-se do ramo, passando a concentrar energias e recursos nos gargalos da cadeia produtiva, graves e amplamente conhecidos: a difusão, o fomento, o suporte, a capacitação, a regulamentação profissional, a regulação dos mercados...
Espantoso é ter quase certeza de que os vultuosos "investimentos" não serão revertidos ao consumidor final. Esperemos para conferir o preço dos ingressos destes eventos.