Categories: NOTÍCIAS

Funarte propõe diálogo com gestores e produtores do Nordeste

Em visita oficial ao Recife, o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Sérgio Mamberti, cumpre agenda de encontros e eventos visando estreitar laços com gestores públicos e atores do campo cultural da região.

Discutindo as ações da Funarte para os próximos dois anos e realizando a primeira visita oficial da Funarte à região Nordeste, Mamberti declarou em entrevista ao jornal Diário de Pernambuco que a instituição pretende construir uma política com a participação da sociedade e que a principal meta de sua gestão é repensar a Funarte no contexto do século 21. Para tanto, ele renovou completamente a equipe de diretores. O único nome mantido é o de Myriam Lewin, que desde 2003 ocupa o cargo de secretária executiva da instituição. “Queremos trazer de volta a tradição da Funarte na prestação de serviços à cultura brasileira”, afirmou na mesma matéria.

Mais do que uma missão de reconhecimento, a presença da Funarte no Nordeste tem a ver com a busca de novas parcerias, articulações e interlocuções, inclusive internas. Tanto que, em breve, o atual representante regional da instituição, Jorge Clésio contará com equipe e escritório próprio, que atenderá no mesmo prédio onde funciona o MinC. “A representação da Funarte é um salto de qualidade que nasceu de uma necessidade de ampliação. Será um novo nível de inserção, um espaço integrado”, descreve Taciana Portela, chefe da representação do MinC-NE. No mesmo local, haverá uma galeria de arte, mantida em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

Mamberti, que reservou boa parte de seu dia para dar conta das demandas do setor, adiantou ainda que as prioridades para 2009 estão ligadas a formação, circulação e a contribuição da Funarte na efetivação do Plano Nacional de Cultura. “Não temos a pretensão de resolver todos os problemas, mas ao menos queremos que as discussões se institucionalizem”, garante.

* Com informações do jornal Diário de Pernambuco – André Dib

Redação

View Comments

  • Estive presente na fala da Funarte em Recife e percebo que a Instituição está comungando com a práxis que vem desenvolvendo o Governo atual na política cultural do País, como a melhor vista na sua história.

Recent Posts

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

8 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

8 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

13 horas ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

4 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

6 dias ago

Edital Prêmio Cidade da Música (Salvador) recebe inscrições até 10 de fevereiro

Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…

6 dias ago