A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou novos editais para a ocupação das salas Carlos Miranda e Renée Gumiel, no Complexo Cultural Funarte em São Paulo, e do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, também na capital paulista. Serão selecionados, ao todo, cinco projetos em artes cênicas que se apresentarão entre outubro e dezembro de 2009 nestes espaços. A iniciativa vai conferir, ao todo, R$ 220 mil para as montagens dos espetáculos.
Dois dos editais da Funarte São Paulo são voltados especificamente para o teatro infantil, e um para a revisão crítica da dramaturgia nacional – tema a que se dedica o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (rua Teodoro Baima, 94, Vila Buarque), que tem capacidade de 99 lugares.
Esta também é a primeira ocupação, por edital público, das salas Carlos Miranda e Renée Gumiel (ambas com capacidade de 80 lugares), do Complexo Cultural Funarte SP. Com atividades retomadas em 2009, após longo período de reformas, o Complexo Cultural Funarte está localizado na Alameda Nothmann, 1.058, no bairro dos Campos Elíseos, e abriga também as salas Guiomar Novaes e Arquimedes Ribeiro, as galerias de artes visuais Flávio de Carvalho e Mario Schemberg, a Ala Jorge Mautner e o Espaço de Convivência Waly Salomão.
O prazo para as inscrições aos editais de ocupação se encerra em 9 de outubro de 2009, para a Sala Renée Gumiel, e 10 de outubro de 2009, para as propostas referentes referentes à Sala Carlos Miranda e ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet. A seleção será realizada por comissões de notório saber em teatro, indicadas e nomeadas em portaria pelo presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, e obedecerá às seguintes diretrizes gerais: excelência artística do projeto, qualificação dos profissionais envolvidos, viabilidade prática do projeto e relevância das contrapartidas apresentadas.
Para promover a difusão do teatro e incentivar a formação de plateia, a Funarte manterá, em todos os espetáculos montados por meio dos novos editais, o ingresso a R$ 10, com desconto de 50% para a classe artística, estudantes e idosos
Poderão participar dos editais, com apenas um projeto, companhias, grupos ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, com pelo menos dois anos de atividades comprovadas. Os selecionados deverão realizar pelo menos uma atividade gratuita voltada para escolas, públicas ou particulares, e comunidades do entorno. Para mais informações, clique aqui.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…