Categories: RESENHAS

Futuros Imaginários, de Richard Barbrook

A editora Peirópolis, que lançará meu próximo livro, O Poder da Cultura, acaba publicar a tradução de Imaginary Futures, de Richard Barbrook. Estive com o autor em maio deste ano, quando me concedeu uma entrevista para o documentário “Te Están Grabando”, a ser lançado em novembro, na Espanha. A conversa com o autor, que é professor de Hipermídia da  Universidade de Westminster, revelou a riqueza das páginas desta obra reflexiva e reveladora.

“Futuros imaginários – Das máquinas pensantes à aldeia global” aborda, sob forte influência de McLuhan, o desenvolvimento tecnológico, levando em consideração suas motivações políticas e objetivos econômicos, como também a sua repercussão social, e conectando informações dos campos da ciência, tecnologia, economia, política, história e comunicação de massa.

Barbrook desafia as novas gerações a apropriarem-se do poder da Internet, a resistirem à política do status quo e a utilizarem a ferramenta de comunicação mais poderosa do momento para dar forma ao seu próprio destino. Sua mensagem: se nós não queremos que o futuro seja o que ele costumava ser, precisamos inventar o nosso próprio futuro, verdadeiramente revolucionário.

O livro foi traduzido de forma compartilhada pelo grupo A Classe do Novo, formado por Adriana Veloso, Alexandre Freire, Elisa Tkatschuk, Giuliano Djahjah Bonorandi, Guilherme Soares, Letícia Canelas, Lúcio de Araújo, Paulo José Lara, Ricardo Ruiz, Rose Marie Santini, Sálvio Nienkötter, Simone Bittencourt, Tatiana Wells, Thiago Novaes e Wanderllyne Selva, profissionais da Oscip Descentro, entidade para a qual Barbrook cedeu os direitos autorais, e que os administra seguindo os princípios do software livre.

Sobre Richard Barbrook

Doutor em Ciências Políticas, o inglês Richard Barbrook é professor de Hipermídia da Faculdade de Ciências Sociais, Humanidades e Letras da Universidade de Westminster. Nascido em 1959, Barbrook vivenciou o movimento punk e militou pela liberdade da radiodifusão em Londres, vindo a contribuir para a criação do espectro multilíngüe da rádio londrina. Até meados da década de 90, já como pesquisador da Universidade de Westminster, trabalhou com a regulamentação dos meios de comunicação na Comunidade Européia. Em 1995, assumiu a coordenação do Centro de Pesquisa em Hipermídia da mesma universidade, tornando-se o primeiro diretor do mestrado na área. Barbrook é autor de influentes ensaios sobre o confronto entre comércio e cooperação dentro da Internet, incluindo “A economia da dádiva da alta tecnologia”, “Cibercomunismo”, “A regulação da liberdade”, “A classe do novo” e, com Andy Cameron, “A ideologia californiana”, crítica pioneira à nova esquerda estadunidense e uma de suas expressões, a revista Wired. Publicado em 2007, “Futuros imaginários ? Das máquinas pensantes à aldeia global” venceu a edição 2008 do Prêmio Marshall McLuhan oferecido pela Media Ecology Association, sendo considerado o Livro do Ano no campo da Ecologia da Mídia. Além da atividade acadêmica, Barbrook atua junto à comunidade do Cybersalon e é membro-fundador do ClassWargames.

Para adquirir o livro, clique aqui.

Leonardo Brant

Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

View Comments

  • Prezados,

    seguem links para download do livro

    sss://www.tecnologiaslivres.org/machado/livros/futuros_imaginarios.pdf

    fonte: sss://www.trezentos.blog.br/?p=297

    "Todos os direitos reservados são exceções ao domínio comum. Qualquer parte deste livro pode e deve ser reproduzida ou transmitida de toda forma ou por quaisquer meios, eletrônicos ou mecânicos, incluindo
    fotocópia especialmente nas universidades, sendo permitida também a gravação por qualquer sistema de recuperação de informações, sem a permissão expressa dos autores, contanto que estes sejam referidos como autores da mesma e que qualquer obra derivada seja disponibilizada sob as mesmas condições desta licença."

    E o novo livro Brant,tem licença nova?

    abraços,

    Thiago Novaes
    des).(centro

Share
Published by
Leonardo Brant

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

7 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

7 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago