Categories: NOTÍCIAS

Gilberto Gil destaca o papel da FMB na evolução da economia da cultura no país

Após a passagem de som para o principal show da noite de abertura da Feira Música Brasil 2010 (FMB), Gilberto Gil ressaltou a relevância do evento no desenvolvimento do setor musical no país. 

“As mudanças que o mercado vem enfrentando são dramáticas, principalmente na distribuição. É fundamental o acompanhamento tanto dos governos quanto da cadeia produtiva da música e a análise permanente de tudo o que é feito e de tudo o que ainda não é feito no setor”, disse.
 
Gil aproveitou para destacar a evolução da FMB desde sua criação, há três anos. Ele recorda que a gênese do evento foi a necessidade de um encontro para promover discussões periódicas do estado da arte no Brasil, trazendo, inclusive, experiências estrangeiras mais avançadas no ramo da economia da cultura.
 
“A bela acolhida que a feira teve motivou o ministério a colocá-la na agenda permanente e de modo itinerante pela Brasil. A inscrição de três mil músicos para esta terceira edição significa que a economia da cultura está começando a levar a música, um dos principais ativos da cultura brasileira, a sério. A adesão crescente significa vitalidade da nossa música, um dos elementos mais vitais da vida brasileira”, acrescentou.
 
Fotos: s://www.flickr.com/photos/feiramusicabr
Mais informações sobre a FMB: www.feiramusicabrasil.com.br
 
 
Sobre a FMB
 
 A FMB é uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 associações nacionais que representam os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música, e conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais. Idealizada em 2006 e realizada, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife, a FMB foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual, do Governo Federal.
 
O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguintes associações: Academia Brasileira de Música (ABM), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Empresários de Artistas (ABEART), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Associação das Rádios Públicas (ARPUB), Brasil Música & Artes (BM&A), Casas Associadas, Central Única das Favelas (CUFA), Circuito Fora do Eixo (CFE), Federação das Cooperativas de Música do Brasil (FCMB), Federação Nacional dos Músicos Profissionais do Brasil (Fenamusi), Fórum Nacional da Música (FNM), Música Para Baixar (MPB) e União Brasileira das Editoras Musicais (UBEM).

*Com informações da InPress Porter Novelli.

 

Andrea Lombardi

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

17 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

2 dias ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

2 dias ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

2 dias ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

6 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

1 semana ago