Categories: NOTÍCIAS

Google e Apple dominam a mídia norte-americana

Entre junho 2009 e 2010, 15,1% das reportagens de tecnologia foram sobre a Apple, enquanto 11,4% sobre a Google e 3% sobre a Microsoft. A Apple não somente cativou mais fãs no mundo inteiro, como também é citada em grande parte das notícias sobre tecnologia. Por outro lado, a Microsoft amarga uma situação ruim na imprensa, com um quinto da cobertura jornalística nos Estados Unidos (EUA), de acordo com um estudo da Pew Research.

Entre junho de 2009 e junho de 2010, foram colhidas 437 notícias de 52 veículos de comunicação nos EUA. A conclusão foi que 15,1% das reportagens de tecnologia eram sobre a Apple, em comparação com 11,4% sobre a Google e apenas 3% sobre a Microsoft. Mesmo redes sociais como o Twitter e o Facebook se saíram melhor, com 7,2% e 4,8%, respectivamente.

Além disso, não é nenhuma surpresa que o gagdet mais comentado durante o período tenha sido o iPhone 4, da Apple, com 6,4% da cobertura jornalística; em segundo lugar esteve o iPad, com 4,6%. Provavelmente, os números teriam sido ainda maiores se tivesse incluído o mês de julho, quando os problemas de sinal do telefone, batizado de “Antennagate”, estavam em grande evidência.

“Por outro lado, a Microsoft, pelo menos durante o período analisado, esteve fora do radar dos veículos populares”, indica o relatório. Um exemplo disso é a repercussão de notícias sobre o novo sistema operacional Windows 7, que recebeu apenas 0,5% de cobertura jornalística. Em geral, a fabricante teve metade da cobertura do Facebook, um terço da obtida pela Google, e um quinto do espaço alcançado pela Apple.

Outra grande empresa que apresentou resultados aquém do esperado foi a Reseach in Motion (RIM), fabricante do Blackberry. A companhia que domina o mercado de smartphones recebeu apenas 0,09% de espaço na mídia.

Ainda de acordo com o estudo, um total de 40% das notícias publicadas nos veículos de comunicação costumam classificar de forma positiva os produtos da Apple. Os fanboys também preencheram as manchetes dos jornais, sendo mencionados em 27% das reportagens.

A companhia de Steve Jobs possui pequena representatividade dentro do mercado de computadores no mundo, que é dominado principalmente pela Microsoft. E como a fabricante do Windows não emprega menos profissionais de relações públicas que a Apple, como ela consegue tanta cobertura midiática?

“Aparentemente, isso acontece porque a Apple faz dos seus lançamentos um evento público”, disse Amy Mitchell, vice-diretor do projeto na Pew.

Quanto aos leitores, parece haver um dilema. Existem artigos sobre a Apple apenas porque há muitos leitores interessados na empresa; ou será que existe uma intenção dos editores em colocar novidades sobre ela apenas para manter os leitores satisfeitos?

*Com informações da IDG Now!

Andrea Lombardi

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

3 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

22 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

22 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

7 dias ago