O Google está se tornando um “monopólio gigante” como a Microsoft e pode enfrentar ações legais se não se tornar mais transparente, disse a ministra alemã de Justiça.
Em entrevista à revista semanal Der Spiegel, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger disse estar preocupada porque a empresa está reunindo muito poder e informação sobre cidadãos através de seus programas como Google Earth e o Google Books.
“De modo geral, o que está ganhando forma é um monopólio gigante, similar ao da Microsoft”, disse a ministra. “Minha resposta inicial é não banir algo ou pará-lo. Mas quero criar mais transparência para assegurar que os usuários saibam o que está acontecendo com seus dados”, acrescentou.
“Creio que as empresas têm uma obrigação aqui e muitas coisas precisam ser melhoradas. Se isso não acontecer logo teremos que tomar medidas como legisladores.”
Membro liberal do Partido Democrata Livre, Leutheusser-Schnarrenberger também serviu como ministra da Justiça entre 1992 e 1996.
Um porta-voz do Google na Alemanha disse que a total transparência aos usuários é central no modo como a empresa opera e que a companhia está constantemente trabalhando para melhorar nesse quesito.
Fonte: Reuters
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…