A organização Comunicação e Cultura desfaz parceria de 4 anos com órgão ligado ao governo norte-americano que estaria sendo utilizado na estratégia de ocupação do IraquePor Sílvio Crespo
24/03/2003
A organização não-governamental Comunicação e Cultura, do Ceará, decidiu romper, no dia 20 de março, uma parceria com a Usaid, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Segundo nota divulgada pelo presidente-executivo da ONG, Daniel Raviolo, a Agência já estava participando dos planos de ocupação do Iraque, antes mesmo do início da guerra.

?Sabemos que […] a enorme maioria dos funcionários da USAID desaprovam, tanto quanto nós, a orientação do grupo que domina a Casa Branca. Mas nas presentes circunstâncias é para nós impróprio manter qualquer tipo de relação com uma Agência comandada pelo governo Bush, quem determinou sua participação na estratégia de ocupação [do Iraque]?, diz a nota assinada por Raviolo.

O rompimento da parceria, segundo o presidente-executivo da Comunicação e Cultura, manterá a independência da ONG. ?Ficamos liberado de qualquer compromisso que possa nos impedir eticamente de manifestar nossa opinião, para confrontar, dentro de nossas possibilidades, com essa força que só pode trazer destruição e mais desigualdades para todo o mundo?, explica Raviolo.

A ONG Comunicação e Cultura foi fundada em 1987 e tem como objetivo a formação dos jovens para a cidadania. Atuando em escolas e outros espaços de aprendizagem, a organização tem suas atividades voltadas para a capacitação dos jovens e a viabilização de atividades de comunicação, principalmente a publicação de jornais alternativos. Para se ter uma idéia da dimensão dos trabalhos da ONG, em 2001 ela teve uma receita de quase R$ 700 mil.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *