Categories: DESTAQUENOTÍCIAS

Inspirador 1.2 // Dá para fazer produção cultural de outro jeito?

Foi lançado na semana passada no Goethe-Institut a publicação impressa do “Inspirador 1.2 – International Guidelines for Sustainable Cultural Management”, versão atualizada em inglês do guia “Inspirador: dá prá fazer produção cultural de outro jeito”, de 2014. O lançamento contou com uma videoconferência sobre os desafios de ser criativo na área cultural e foi seguido de uma confraternização.

O guia traz dicas e exemplos de práticas criativas, inclusivas e sustentáveis em produção cultural no contexto internacional para produtores, gestores, artistas e outros agentes da cultura.
A formação e a reflexão sobre a gestão cultural são temas centrais do trabalho desenvolvido pelo Goethe-Institut no mundo. Além do MOOC – Managing the Arts, curso de formação online lançado em 2015 em parceria com a universidade de Lüneburg, na Alemanha, diversas iniciativas locais surgem para responder a demandas próprias ao contexto.
Como os gestores culturais decidem por ações que irão impactar não só no sucesso do evento, mas no exemplo do comportamento que queremos ver no mundo? Como o trabalho dos gestores culturais influencia, no dia-a-dia da gestão cultural, as escolhas por ações mais sustentáveis?

O Inspirador 1.2.: international guidelines for sustainable cultural management mapeou estratégias e ferramentas do ecossistema da produção cultural. São 48 dicas sistematizadas para inspirar: de montar um cronograma justo com a equipe a uma experiência interativa de comunicação com o público. De deixar um bicicletário como legado no espaço a propor uma ação que ensina a pedalar.

Sem a pretensão de ser um apanhado conclusivo, o Inspirador 1.2 convida produtores, gestores, artistas e outros agentes da cultura a dar sequência ao processo de mapeamento de iniciativas que servem como modelos para práticas criativas, inclusivas e sustentáveis.

Baixe o  INSPIRADOR 1.0 (PORT) e o INSPIRADOR 1.2 (ENG)

 

 

 

Luane Araujo

Produtora e gestora cultural. Formada em Mediação Cultural pela Université Paris-est Marne la Vallé, em Paris, e em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc SP. Trabalhou em instituições culturais na França e no Brasil e foi coordenadora da OSCIP Projeto Quixote.

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

20 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago