Ministro das Comunicações, Hélio Costa, criticou a falta de uma política industrial “capaz de atender às necessidades de se produzir em grande escala o conversor da TV digital popular”.
A declaração foi feito ontem no Palácio do Planalto, onde foi assinado o protocolo para a implantação da rede de TV digital para as televisões públicas, que será coordenada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Hélio Costa também fez um balanço do primeiro ano das transmissões da TV digital no país, que começaram em 1º de dezembro de 2007, em São Paulo, e completou “Se tivesse um milhão de conversores populares para vender no Brasil, estaríamos vendendo”, disse.
Costa lembrou que a tecnologia da TV digital já chegou, além da capital paulista, a várias cidades importantes, como Rio, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Ainda assim, disse ele, são produzidos no país apenas cem mil conversores por mês, enquanto a demanda é de mais de um milhão.
Nesta segunda-feira, dia 1º, a TV digital foi inaugurada em Salvador, e na quinta-feira, chega ao interior de São Paulo, em Campinas. Segundo Costa, com essas cidades mais de 40% da população brasileira contarão com o serviço, mas, no entanto, o ministro ressaltou que não haverá conversores populares suficientes para atender a todos os consumidores.
Hélio Costa pretende negociar com o BNDES uma linha de financiamento e redução de imposto com o governo para a indústria. “Acho que o governo tem espaço para reduzir impostos na área federal. Se nós conseguíssemos tirar o PIS e Cofins, por exemplo, teríamos um desconto básico de 30% no preço atual do conversor para o modelo mais simples, a R$199, e no modelo que também dá acesso à internet, além de conversor da TV digital, por R$299”, afirmou o ministro.
* Com informações do jornal O Globo.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…
View Comments