Categories: AGENDA

História das Políticas Culturais no Brasil

Curso aborda o desenvolvimento das políticas culturais brasileiras. Estão abertas até o dia 13 de março as inscrições para o curso ‘História das Políticas Culturais no Brasil’, uma realização da Rede de Estudos em Políticas Culturais – REDEPCULT e da DUO Informação e Cultura, também responsável pela coordenação técnica do curso.

As aulas serão ministradas à distância (pela internet), no período de 23 de março a 20 de junho, por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura (EAD/Duo). A coordenação de conteúdo é de Albino Rubim, professor titular da UFBA. Serão oferecidas 160 vagas para interessados de todo Brasil.

O curso tem como objetivo apresentar um panorama da Política Cultural do Brasil desde a época da colonização até os dias atuais, passando por períodos importantes como a era Vargas, a ditadura militar e os governos Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique e Lula. Nos vários módulos, os alunos poderão acompanhar o desenvolvimento das diversas políticas públicas para o setor cultural, de acordo com os contextos históricos, político e econômico de cada momento.

O público-alvo são os dirigentes públicos, privados e do terceiro setor, gestores e produtores culturais e profissionais que atuem ou tenham interesse pela área cultural.

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina “Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)”, com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.

Nas aulas seguintes, serão abordados os temas: Políticas culturais no Brasil: Primórdios (1500-1930); A inauguração das políticas culturais no Brasil: Mário de Andrade e o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo; Políticas Culturais nos tempo de Getúlio 1930- 1945; Democracia limitada e políticas culturais no Brasil: 1945 / 1964; Ditadura militar e políticas culturais no Brasil: 1964-1985; Os percalços e guinadas nos primeiros governos pós-ditadura: Sarney, Collor e Itamar; Neo-liberalismo e políticas culturais no Brasil: FHC e Francisco Weffort; e Políticas culturais no governo Lula.

O corpo docente é formado pelos professores Diego Ribeiro, Alexandre Barbalho, Isaura Botelho, Lia Calabre, Paulo Miguez, Taiane Fernandes, Albino Rubim, Humberto Cunha e Claudia Leitão. Currículos e ementas podem ser encontrados no site www.duo.inf.br.

Além das disciplinas, que envolvem textos e debates, os alunos poderão participar de chats que contarão com a mediação dos professores ou de profissionais da área convidados.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.duo.inf.br, pelo e-mail curso@duo.inf.br ou pelo telefone (31) 3224.6700.

Carina Teixeira

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago