Até o dia 11 de setembro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, promove o I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia – FAMT, iniciativa que agrega as linguagens de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, além das questões de gestão de espaços culturais, para discutir a tríade proposta: artes, mercado e tecnologia, dentro da perspectiva de redes de cultura e de um sistema criativo transversal.
O evento está sendo realizado no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro), das 9 às 12 horas, oferecendo programação totalmente gratuita, com palestras e Laboratório Criativo. No dia 11, o tema será as “Redes e Espaços Culturais”. As palestras são abertas para quaisquer interessados e não exigem inscrição prévia. Já o Laboratório Criativo se realiza de forma continuada, à tarde, das 14h às 18h, nos três dias do evento, totalizando uma carga horária de 12 horas.
O Laboratório Criativo estreou durante o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia (FMMT), realizado em 2009, e teve como objetivo provocar a criação e a sistematização de redes produtivas. A metodologia utilizada, que está sendo repetida este ano, procura identificar as principais soluções atuantes na economia criativa do país e possibilitar uma imersão conjunta entre os profissionais convidados e o público participante. Um resultado desta ação foi a estruturação da Rede Música Bahia, hoje composta por nove entidades do setor musical, tais como IMA, Aspiral do Reggae, Música, Inovação e Conectividade (MIC), Quina Cultural e Cooperarock. Agora, a pretensão é de que este novo Laboratório contribua para o estabelecimento, em médio prazo, de uma rede transversal composta por diferentes linguagens.
O FAMT se baseia no entendimento de que os desafios para o amplo fortalecimento das indústrias culturais, em suas diversas expressões, compartilham soluções comuns e se expandem em novas tecnologias. O potencial de redes colaborativas possibilita a articulação de profissionais e de seus projetos, resultando em uma nova dinâmica de experiências e gerando um aperfeiçoamento dos conteúdos e resultados.
Toda a programação do I FAMT tem transmissão ao vivo em telão no foyer do Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, para garantir que, após lotação da sala de palestras e de ocupação das vagas do Laboratório, todos os demais presentes tenham acesso aos conteúdos. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…