Começa hoje, dia 16, seguindo até este domingo, dia 18 de outubro, a II Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que terá como tema central “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, e irá abordar as políticas públicas culturais em suas dimensões Simbólica, Cidadã e Econômica, por meio dos eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura e Economia Criativa; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; e Gestão e Institucionalidade da Cultura. As inscrições para a Conferência podem ser feitas até às 15h do dia 16, sexta-feira, nos equipamentos culturais da FMC ou pela internet, no site www.pbh.gov.br/cultura.
Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza, a II Conferência Municipal de Cultura, será realizada na Escola Municipal Marconi (Av. do Contorno, 8476 – Santo Agostinho). A abertura ocorre no dia 16, sexta-feira, às 19h30. Nos dias 17 e 18, sábado e domingo, as atividades ocorrem das 08h às 18h.
Cerca de 600 pessoas entre trabalhadores da área cultural, representantes de entidades, grupos e movimentos culturais e demais interessados discutirão, nos três dias do evento, a política cultural brasileira, abordando os eixos temáticos que norteiam a Conferência. Na pauta dos debates também está a criação do Sistema Nacional de Cultura, sugerido pelo Ministério da Cultura – Minc, que visa integrar Federação, Estados e Municípios em objetivos e funções bem definidas na gestão da cultura.
A palestra de abertura acontece nesta sexta-feira, às 19h30, com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Velloso Cougo Pimentel. No dia seguinte acontecem as palestras, com a formação das mesas temáticas. Às 8h, José Márcio Barros, antropólogo e professor da PUC Minas, discute com o público sobre o eixo temático “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, em seguida é a vez de Ana Carla Fonseca Reis, Economista e Conferencista internacional, debater o eixo “Cultura e Economia Criativa”.
No mesmo dia, a partir das 14h, acontecem as discussões dos outros três eixos temáticos. “Cultura, Cidade e Cidadania” com Luciana Teixeira de Andrade, Socióloga e Professora da PUC Minas; “Cultura e Desenvolvimento Sustentável” com Letícia Julião, historiadora e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais e Leonardo Brant, Diretor do Instituto Pensarte; e “Gestão e Institucionalidade da Cultura” com Lia Calabre, historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa.
No dia 18, a Conferência segue com as votações que irão eleger os principais temas a serem levados para a Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá até o dia 15 de dezembro. Também serão escolhidos por votação os delegados que irão representar Belo Horizonte nas dicussões do evento Estadual.
A Conferência Municipal de Cultura é um espaço aberto para ampla participação social, em que ocorre articulação entre Estado, governos municipais, sociedade civil, organizações culturais e seguimentos sociais, para analisar a conjuntura da área cultural no âmbito municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o Plano Municipal de Cultura. Além de contribuir para os Planos Estadual e Nacional de Cultura. A participação de todos é fundamental para a construção do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Mais informações pelo telefone (31) 3277-4648, e-mail conferenciacultura@pbh.gov.br, ou pelo site www.pbh.gov.br/cultura.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…