Categories: EDITAIS

III Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas 2011

Até o dia 31 de dezembro, estão abertas as inscrições para a III Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas 2011, evento que será realizado no período de  setembro a outubro de 2011, na Casas das Culturas de Saint Gilles e na Galerie la Girafe, em  Bruxelas- Bélgica.

A iniciativa selecionará artistas brasileiros residentes no exterior para exposições na Casa das Culturas de Saint Gilles em Bruxelas, na Bélgica, além de promover um intercâmbio com associações e artistas brasileiros e do mundo que tenham alguma relação com o Brasil.

Cada participante poderá inscrever-se em uma modalidade, com até três trabalhos que tenham sido produzidos a partir de 2009. O tema dos trabalhos é livre e poderá ter as seguintes características:
•  Pintura – Óleo e Acrílico (tela) e Aquarela e Pastel (papel, cartão), e tamanho máximo de: 100×100 por obra (incluindo châssis, não poderá ultrapassar estas medidas);
•  Desenho (lápis, carvão ou giz), devidamente emoldurado com pass-partout e vidro e tamanho máximo de: 60×70;
•  Escultura – Qualquer material e tamanho máximo – alt 50 cm, larg 30 cm e comprim 30 cm, e peso max  3 kg;
•  Fotografia – devidamente emoldurado com pass-partout e vidro e tamanho máximo de: 60×70.

As obras devem vir preparadas para pendurar, a etiqueta colada e as pinturas com acabamentos próprios. Além disso, o artista deverá encaminhar via correio a ficha de inscrição devidamente preenchida ; fotos em boa qualidade das obras com tamanho igual ou superior a 13×18 cm ; descrição da obra: Título / Dimensão / Técnica / Material / Valor / Ano execução ; e currículo traduzido em francês  (com no máximo 15 linhas e Foto Pessoal ) as traduções online serão eliminadas. Obs: Os artistas que participaram da 2a Bienal, não podem se inscrever. Todos os artistas selecionados deverão enviar suas obras devidamente embaladas (seguradas ou não) por conta própria, bem como arcar com a despesa da retirada no encerramento da exposição.
O material deverá ser enviado para a Rue Saint Bernard 19,bte 54 – 1060 Bruxelas – Bélgica, aos cuidados de Inêz da Silva. Os artistas selecionados serão comunicados em janeiro de 2011.

Além da seleção descrita acima, em razão dos eventos realizados em 2011, em toda a Bélgica pela associação Europalia–Brasil não haverá exposição de artistas residentes no  Brasil na 3ª Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas, no entanto, todos os artistas, residentes no Brasil  e no mundo, sejam brasileiros ou não, estão convidados a enviarem por correio, (com cópia por e-mail), uma arte  postal, dimensões 10×15 cm,  realizada para a ocasião, sobre qualquer aspecto da  cultura brasileira. Todas serão expostas. Não haverá devolução da  arte postal e o matrial fará parte do acervo da Bienal, com fins de intinerância em 2014 (Copa do mundo)  e 2016 (Jogos Olímpicos)  no Brasil. Ver anúncio da arte postal nos sites: bienalbrasileiradebruxelas.be.

Mais informações podem ser obtidas nos e-mails info@bienalbrasileiradebruxelas.be e Bienaldeartesplasticas-bras_eu@yahoo.fr , no site bienalbrasileiradebruxelas.be ou pelo telefone 32 (0) 478 23 68 06.

A Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas é uma realização  de Inêz Oludé da Silva, artista plástica (inezoludedasilva.be), membro de l’Association Internationale des Arts Plastiques CNAP-AIAP – Unesco, com o apoio do Presidente Luis Inácio da Silva, do Service de la Culture de Saint Gilles, da Embaixada do Brasil, do  Ministério Relações Exteriores, da  COCOF_Comission Communautaire Française, Smart Asbl, entre outras instituições de renome.

Carina Teixeira

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

View Comments

  • Uma bienal de arte brasileira onde artistas residentes no brasil nao podem participar... no minimo estranho isto...

    • Letícia, eu acho justo; nós estamos aqui fora e lutamos com muita dificuldade por um espaço.Nem estamos inseridos nos eventos brasileiros, e nem aceitos no local onde vivemos.
      Existe uma resistência muito grande nos mercados de arte com relação aos trabalhos de imigrantes, e entre os brasileiros nao encontramos consumidores. ..
      Uma bienal, ou salão ou qualquer outro evento cultural tem o direito de assumir a sua proposta. A proposta desta bienal é mostrar os brasileiros que produzem arte fora do Brasil.
      Grande iniciativa. Estão de parabéns!

  • Letícia é estranho sim, independente de onde vc estiver vc é brasileiro. Mas estranho mesmo são as categorias limitadas. Isso é estranho.

  • Da mesma forma que quem mora fora não tem tanto acesso ao que é feito no Brasil. Quem reside no Brasil também não tem acesso à eventos no exterior.

    Pra mim, o justo seria ter uma parte dedicada a artistas brasileiros expatriados e outra para brasileiros do Brasil.

  • Não dá pra acreditar:
    Que história é essa de fazer evento brasileiro com dinheiro brasileiro e por ser brasileiro você não pode participar?????
    Essa é nova!!!!!
    Evento com apoio do presidente Lula????
    Quer dizer que nós aqui no Brasil é que estamos pagando essa bienal?????
    Que porra é essa???

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

7 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

1 dia ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

1 dia ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

1 semana ago