Categories: CONVERGÊNCIA

Indústria de videogames se mostra pronta para retomada

O desânimo que vinha afligindo o setor de videogames dos Estados Unidos está prestes a acabar –e o momento é perfeito, considerando que a indústria começará a exibir novos produtos na gigante E3 Expo, em Los Angeles, a partir desta terça-feira.

Os visitantes poderão ter uma primeira ideia sobre o Nintendo 3DS, ver jogos 3D em diversas plataformas e demonstrações de um sistema 4D. Outros destaques incluem novos periféricos –como o Kinect (antigo Natal), da Microsoft, um controle de videogames acionado por movimentos do corpo (Sony Move) e um medidor do pulso do usuário (Nintendo Vitality Sensor), que reforçam o realismo e os níveis de atividade.

Entre os usuários ativos de videogames, 21 por cento têm informações sobre o Natal/Kinect e 35 por cento destes têm “interesse claro de compra,” de acordo com a Nielsen Games. Quanto ao Move, 23 por cento dos usuários estão informados sobre ele e 28 por cento destes têm interesse claro de compra, de acordo com a Hollywood Reporter.

Também haverá na E3 forte presença de companhias tradicionais de mídia, especialmente Time Warner, Disney e Viacom –esta última deve lançar o “Rock Band 3,” que inclui um controle em forma de teclado.

Também há rumores sobre a chegada do serviço Hulu ao Microsoft Xbox 360, e que o anúncio acontecerá na E3. O Nintendo Wii também mostrará sua nova capacidade de exibir filmes da Netflix.

O evento de três dias, no Los Angeles Convention Center, coincide com uma análise positiva da PricewaterhouseCoopers, que nesta terça-feira divulgará previsão de que os consumidores da América do Norte gastarão 7,2 por cento a mais em software, hardware e acessórios de videogames, em relação a 2009.

A notícia é positiva se considerado que o setor sofreu perdas da mesma ordem no ano passado. O setor de videogames superará de longe o crescimento de 1,2 por cento previsto para entretenimento e mídia na América do Norte, o que inclui cinema, TV, rádio e mídia impressa.

Fonte: Reuters

Andrea Lombardi

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

View Comments

  • Impressionante como a franquia de jogos musicais como Rock Band e Guitar Hero ainda carregam a indústria nas costas. E não só a de games. As bandas começaram a lucrar como nunca com os direitos das músicas vendidas para esses games. Se não me engano, um dos games da série Guitar Hero rendeu ao Aerosmith mais do que qualquer outro album convencional da carreira da banda. Deixo a sugestão para explorar este case aqui no CeM.

Share
Published by
Andrea Lombardi
Tags: games

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

17 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

2 dias ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

2 dias ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

2 dias ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

6 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

1 semana ago