Categories: NOTÍCIAS

IPHAN e Instituto Telemig Celular selam parceria

Com objetivo de promover, valorizar e difundir o patrimônio cultural de MG, por meio da tecnologia, o Instituto Telemig Celular e o IPHAN celebram acordo com o projeto guia.mov

O Telemig Celular guia.mov visa estimular os jovens a lançarem novos olhares sobre as obras e monumentos, com a produção de conteúdos audiovisuais, e romper as barreiras da distância e do tempo em que foram concebidas. O projeto já é desenvolvido em parceria com o Inhotim Centro de Arte Contemporânea, a ONG Fábrica do Futuro e a Base7 Projetos Culturais, que é articuladora e produtora do Telemig Celular guia.mov.

O lançamento oficial da parceria deu-se no domingo, 16/03, na sede da Casa da Baronesa, em Ouro Preto, com a assinatura do convênio entre as instituições. O evento contou com as presenças do presidente da operadora, André Mastrobuono, e do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida. Representantes do Inhotim Centro de Arte Contemporânea, da ONG Fábrica do Futuro e da Base7 Projetos Culturais estarão presentes à solenidade.

Case Inédito de Ação Sociocultural Integrada

O Telemig Celular guia.mov reúne os aspectos mais expressivos da atual política sociocultural do Instituto Telemig Celular – a juventude como protagonista do processo, a parceria com o poder público e organizações socioculturais, o desenvolvimento de ações de interesse público e a sinergia com a tecnologia móvel – e, por isso, é hoje o seu principal projeto.

Serviços oferecidos

Na fase inicial do projeto, estão sendo destacados três ambientes culturais, cada um representando um movimento artístico: Ouro Preto (barroco), Cataguases (modernismo) e o Inhotim Centro de Arte Contemporânea (contemporâneo).

“Além do riquíssimo patrimônio cultural que temos em Minas Gerais, a intenção do Telemig Celular guia.mov é contemplar, em uma segunda etapa, o patrimônio imaterial, com ênfase nas festas populares e no artesanato”, afirma o presidente da Telemig Celular, André Mastrobuono.

Ainda em 2008, o projeto se expande para mais oito cidades mineiras. “Nossa pretensão é, em um futuro breve, ampliar o escopo do projeto, oferecendo não só os atrativos do Estado como também o que há de mais rico em termos de patrimônio cultural do Brasil”, complementa Ricardo Ribenboim, diretor da Base7.”

Um dos destaques do Telemig Celular guia.mov é a criação de conteúdos destinados ao turismo e prevê a distribuição de informações sobre o patrimônio cultural por meio de canais tecnológicos, como a internet, telefones celulares e terminais eletrônicos, a serem instalados em cidades e áreas de concentração do patrimônio histórico e artístico do Estado.

“Além de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, a parceria com o Instituto Telemig Celular vai tornar acessível para o público informações sobre o significado e a importância de cada monumento histórico”, afirma o presidente do Iphan Luiz Fernando de Almeida.

Nesta fase inicial do programa, ao ir, por exemplo, a Ouro Preto, Cataguases ou o Inhotim Centro de Arte Contemporânea, o visitante terá informações sobre obras, monumentos, pessoas, locais e movimentos artísticos nos terminais eletrônicos ou pelo portal do Instituto Telemig Celular. O site do Instituto Telemig Celular, por sinal, será um ponto de convergência do projeto, onde estarão disponíveis textos, fotos e vídeos. No portal será possível fazer downloads para o celular, participar de discussões e interagir com os jovens participantes dos projetos parceiros.

Já os clientes da Telemig Celular podem, através do celular, obter informações sobre história, arquitetura, artistas e obras do local visitado. Além de ouvir os detalhes pelo celular, o visitante pode baixar fotos e vídeos.

Os conteúdos do projeto serão sistematizados, também, na forma de cursos de formação virtuais, por intermédio da ferramenta tecnológica de educação corporativa da Telemig Celular

Redação

View Comments

Recent Posts

Estudo da Oxford Economics revela que audiovisual brasileiro gerou R$ 70,2 bilhões para o PIB em 2024

Fonte: Oxford Economics* Um estudo da Oxford Economics para a Motion Picture Association (MPA) revela…

3 dias ago

Lojas Renner S/A recebem inscrições contínuas para patrocínio incentivado

As Lojas Renner S/A mantém abertas, ao longo de todo ano, inscrições para projetos culturais…

3 dias ago

Edital de emendas parlamentares de Sâmia Bomfim está com inscrições abertas

O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) abriu inscrições para a consulta pública e…

5 dias ago

Edital Eneva: Energia que Protege – FIA 2025 recebe inscrições

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Edital Eneva: Energia que Protege…

6 dias ago

Secretaria de Cultura de São Paulo abre inscrições para editais a partir de 15 de outubro

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo anunciou a…

1 semana ago

O Instituto Vozes da Inclusão recebe inscrições para o Selo ODS Brasil

O Instituto Vozes da Inclusão reabriu o Edital de 2025, sendo Edital 2025/2026 que dará…

1 semana ago