O crescimento do consumo de cultura por uma classe econômica em ascensão, as mudanças nas legislações do setor, os novos modelos colaborativos de financiamento, o acesso às novas tecnologias e a difusão de um novo termo: economia criativa.
O setor cultural passou por diversas mudanças, sobretudo na última década, quando novos meios, processos, linguagens e modelos surgiram e alteraram a dinâmica de pensar e agir dentro da área. Nesse contexto, as oportunidades surgem na mesma proporção que a necessidade de profissionais preparados para se adaptar à esse novo cenário.
Pensando nisso, o Cemec preparou uma programação intensiva de formação para profissionais do setor cultural interessados em entender e atuar neste novo mercado, em formação no Brasil.
A Jornada de Férias do Cemec vai contar com um carga horária de 48 horas/aula, durante o mês de julho. O programa é formado por quatro módulos temáticos – que também podem ser realizados de forma independente, abordando as políticas, gestão, concepção de projetos e financiamento no setor cultural.
De 2 a 5 de julho, Leonardo Brant, José Luiz Herência, André Sturm e Daniel Gonzalez realizam a Jornada Políticas Culturais, que vai discutir os novos paradigmas, os atuais desafios da administração pública de cultura e as políticas nacional e internacional voltadas ao setor.
Entre 10 e 13 de julho, a Jornada Gestão Cultural traz para análise o planejamento complexo, as ferramentas, a comunicação e os indicadores de gestão. As aulas serão ministrada por André Martinez, Claudia Taddei, Ricardo Giassetti e Minom Pinho.
Na Jornada Projetos Culturais, que acontece entre 16 e 19 de julho, os professores Nany Semicek, Bento Andreato, Flavia Manso e Guilherme Afif explicam a elaboração, concepção, adaptação às leis de incentivo e captação de recursos para estes projetos.
Para concluir a maratona, de 23 a 26 de julho, acontece a Jornada de Financiamento à Cultura, que vai abordar diversos tipos de financiamento: leis de incentivo, modelos cooperativos, mercado investidor e financiamento coletivo. Quem elucida os temas é Fábio Cesnik, Erick Krolikowsky, Elcio Moreli e Reinaldo Pamponet.
Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.