Oitenta e oito jovens de estados da Região Norte irão apresentar, nesta quarta-feira (1/6), os resultados de projetos culturais desenvolvidos com o apoio do Ministério da Cultura. Eles são os primeiros contemplados do edital 2010 Microprojetos Mais Cultura – Amazônia Legal, que destinou R$ 14 milhões a pequenas manifestações artísticas da Região, com o intuito de gerar oportunidades de renda, valorizar a cultura, desenvolver a cidadania e a economia local.
Às 18h, no Palacete Provincial, em Manaus (AM), serão apresentados os primeiros 88 projetos de um total de 903 contemplados em 2010. A ministra Ana de Hollanda e o presidente da Funarte, Antonio Grassi, participarão do evento.
Dos selecionados, a maior parte é do Maranhão (198), seguido por Pará (175); Mato Grosso (166); Tocantins (159); Amazonas (91); Rondônia (58); Acre (37); Roraima (29) e Amapá (15). Entre os projetos estão exposições, pesquisas, espetáculos, oficinas, festivais, gravação de CDs, textos literários, jornais e mídias eletrônicas.
Os Microprojetos têm como objetivo a geração de oportunidades, o desenvolvimento de cidadania e da economia local, além de promover a verdadeira inclusão numa região que, historicamente, não tinha acesso a financiamentos para pequenas produções. A premiação variou de um a 35 salários mínimos para cada contemplado.
Uma novidade da edição Amazônia Legal foi a redução da burocracia e a democratização do acesso ao permitir, por exemplo, a inscrição oral de projetos (inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete). Assim, pequenos grupos que não têm experiência anterior na preparação de projetos por escrito tiveram maior facilidade de acesso ao edital e igualdade de participação.
Há dois anos, o MinC investiu R$ 13,5 milhões na Região do Semiárido Brasileiro, apoiando 1.189 Microprojetos dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. A avaliação dos resultados dessa experiência mostra o impacto na vida dos jovens: 73% das iniciativas culturais foram desenvolvidas por pessoas entre 17 e 21 anos e 70% contam com a participação de jovens de 22 a 29 anos.
Além do Semiárido e da Amazônia Legal, os Microprojetos serão levados aos Territórios de Paz, por meio de uma parceria entre o MinC e o Ministério da Justiça. Dessa vez, serão contemplados 700 projetos em áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…