No 1º Festival Nacional da Juventude Rural mais de 5 mil jovens de todo o Brasil se reúnem para discutir e reivindicar ações do governo para cultura, educação, e esporte.
No 1º Festival Nacional da Juventude Rural mais de 5 mil jovens de todo o Brasil se reúnem para discutir e reivindicar ações do governo para cultura, educação e esporte. O encontro acontece em Brasília e vai até o dia 29 de março.
Uma das principais reivindicações dos grupos presentes é a criação de uma secretaria nacional de educação no campo, para dar atenção diferenciada ao estudo no meio rural, além de ações para a erradicação do analfabetismo entre a juventude do campo. “Precisamos que as escolas estejam próximas de onde está a população do campo e não que a juventude saia do campo para estudar na cidade”, afirma a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria Elenice Anastácio.
Antes da etapa nacional do festival, os jovens rurais realizaram encontros em vários Estados, onde discutiram os problemas enfrentados em cada região e assim elaboraram propostas específicas. Durante as reuniões os jovens perceberam que interiorizar as universidades públicas para que o acesso ao ensino superior se estenda a quem está longe das cidades é uma ação que merece atenção dos poderes públicos.
Já sobre o tema cultura e esporte, Maria Elenice Anastácio acredita que é preciso uma política que vá além da simples construção de quadras de futebol e a instalação de pontos de cultura.
Durante os quatro dias de debate, os jovens pretendem ir ao Congresso Nacional para encontrar deputados, senadores e também ministros para colocar suas reivindicações e pedir a aprovação do Plano Nacional de Juventude. “Queremos a aprovação por que achamos que é um avanço significativo e queremos que o Plano seja assumido como uma política de Estado”. Eles irão ainda realizar uma mobilização, no dia 29, contra a redução da maioridade penal.
A intenção dos jovens é entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao final do encontro, a Carta da Juventude com o conjunto de reivindicações debatidas durante o Festival da Juventude Rural.
1Comentário