A Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, inaugura nova sede no próximo dia 30 de maio, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, José do Nascimento Júnior.
Orçada em R$ 35 milhões, a obra recebeu apoio financeiro de R$ 31 milhões, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O novo prédio dispõe de nove salas de exposições distribuídas nos três andares superiores, que serão dedicadas à preservação do acervo de mais de quatro mil obras daquele que foi um dos maiores expoentes do expressionismo brasileiro. São pinturas, desenhos, guaches e gravuras produzidas por Iberê Camargo. O espaço também abrigará obras de outros artistas referenciais do cenário nacional e internacional.
A nova sede terá um centro de pesquisa e informação sobre o acervo, com biblioteca especializada, banco de dados, videoteca e hemeroteca, voltado ao atendimento de pesquisadores nacionais e internacionais.
O projeto arquitetônico, de autoria do português Álvaro Siza, ganhou reconhecimento internacional quando recebeu, em 2002, o Troféu Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza. Siza é considerado um dos cinco arquitetos mais importantes da atualidade pelas premiações recebidas, como o Prêmio Pritzker, da Fundação Hyatt de Chicago.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…