Começa nesta segunda-feira (21/3) a Semana de Comunicação e Jornalismo Cultural, promovida pela Livraria Cultura em sua unidade no Bourbon Shopping São Paulo. Até quinta-feira (24/3), diversos profissionais de comunicação e jornalismo que atuam direta ou indiretamente na produção cultural e musical do país participarão de uma série de debates.
A produção e assessoria de artistas para o meio cultural, os canais de informação, o futuro da comunicação e da distribuição musical diante das novas tecnologias são alguns dos temas abordados nos debates. A entrada é gratuita. Para participar de cada debate é necessário realizar um credenciamento e retirar senha a partir das 18h em frente ao Auditório, no dia do evento.
Confira a programação:
Dia 21 de março, às 19h
Tema: Comunicação Cultural para uma cidade como São Paulo
Palestrantes: Larissa Marques (mediadora), Beatriz Monteiro, Ivan Finotti, Michelle Danza Franco
Em uma metrópole como São Paulo, tudo é superlativo. Aqui são realizados mais de 90 mil eventos por ano e estão concentrados os maiores centros de feiras e convenções, a maior rede hoteleira da América Latina, centenas de teatros e salas de cinema, além dos inúmeros centros e espaços culturais que difundem música, arte, literatura etc. Sendo assim, como divulgar cultura para uma cidade como São Paulo? Entre os 20 milhões de habitantes, como fazer seu evento chegar ao público de interesse? Como criar uma comunicação eficiente e quais os meios de comunicação para cada tipo de proposta?
Dia 22 de março, às 19h
Tema: Novas tecnologias no mercado fonográfico. Comunicação e jornalismo musical na mídia
Palestrantes: Patrícia Spínola (mediadora), Christian Rôças, Daniel Silveira e João Paulo Bueno
Compartilhamento, digipack, download. O mercado fonográfico foi o mais atingido com a democratização da internet. As novas tecnologias, que ajudam bandas independentes a se destacarem no meio dos grandes artistas, também fizeram as gravadoras modificarem seus procedimentos para não perderem o reinado. Ficou mais fácil produzir um artista digitalmente? Ficou mais fácil produzir seu próprio CD e seguir a carreira independente? Um artista inserido nas mídias digitais está inserido no meio musical? No meio dessas transformações, como fica o papel do jornalista musical? Como os profissionais da imprensa lidam com um número bem maior de possíveis novos talentos, sem cair nas armadilhas do mundo digital?
Dia 23 de março, às 19h
Tema: Jornalismo Cultural: as novas e velhas maneiras de produzir informação
Palestrantes: Sergio Miguez (mediador) André Forastieri, Marcelo Costa, Pablo Miyazawa e Leticia Zioni.
Jornal, rádio, revista, televisão, web… são vários os canais de comunicação que trazem a notícia de forma cada vez mais rápida aos olhos do público. O amplo acesso à informação e a globalização da cultura trouxeram novos paradigmas aos profissionais da informação. Quais são os desafios dos jornalistas culturais frente às novas tecnologias? Qual o papel das mídias tradicionais diante dos novos suportes ao jornalismo cultural?
Dia 24 de março, às 19h
Tema: Produção cultural e musical: agenciamento e divulgação
Palestrante: Larissa Marques (mediadora), Carola González, Fabiana Batistela e Pamela Leme
Produzir é colocar a mão na massa, transferir o projeto do plano das ideias para o plano da realização. As produtoras culturais e musicais atuam como gerentes de carreira e assessoria de comunicação de artistas. Quais são as principais funções do produtor cultural e musical? Quais os benefícios de ter seu trabalho agenciado por uma produtora?
O Bourbon Shopping São Paulo fica na Rua Turiassu, 2100 – Perdizes.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…