À venda desde setembro, o livro “Nação”, de 624 páginas em papel cuchê italiano, inaugura um filão no mercado editorial brasileiro: o de publicações de luxo.
Com tiragem limitada – 1.500 exemplares numerados, sem reimpressão – e acabamento primoroso, o livro imprime a paixão dos torcedores do Corinthians e ostenta preços que vão de R$ 6.500 a R$ 15 mil. Os mais caros já estão esgotados e foram assinados, um a um, por seis ídolos da história do time, entre eles Sócrates (1954-2011), Neto e Rivellino. Os mais em conta têm apenas um autógrafo.
A editora catarinense Toriba planeja outros volumes do mesmo porte. Para 2012, prevê tributos a Roberto Carlos, Santos e Emerson Fittipaldi. Para 2013, a Ronaldo “Fenômeno” e à seleção brasileira. Projetos sobre o São Paulo Futebol Clube e o escritor Paulo Coelho também estão em negociação.
Ao importar o conceito de “collector’s book”, a Toriba se inspirou nas obras de editoras como a inglesa Kraken Opus e a alemã Taschen. Ricardo Bornhausen, sócio da editora, diz que o investimento no projeto foi “altíssimo”. “Levamos de um ano e meio a dois em pesquisa. Só as negociações de direitos de imagem e de compra de fotos consumiram seis meses. Na Itália, foram dois ou três meses de produção.”
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações da Folha de S. Paulo
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…