Categories: NOTÍCIAS

Livros abordam com profundidade a evolução do teatro brasileiro

Planejado desde 2002 pelo professor emérito e editor J. Guinsburg e dirigido pelo professor de literatura brasileira João Roberto Faria, ambos da USP, o livro “História do Teatro Brasileiro: Volume I – Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira Metade do Século XX” (Vários autores. Ed. Perspectiva e Edições Sesc SP) traz a evolução do espetáculo, da interpretação, das ideias críticas, das companhias dramáticas e de seus empresários, entre outras faces do ofício. A informação é do jornal Valor Econômico.

O livro tem seis partes: raízes do teatro, teatro romântico, teatro realista, teatro de entretenimento e as tentativas naturalistas, teatro no pré-modernismo e teatro profissional dos anos de 1920 aos anos de 1950.

Os 26 capítulos do primeiro volume cobrem desde a missão cristã dos jesuítas no século XVI até a modernidade artística florescida em meados do século XX.

O livro contou com a adesão dos departamentos de artes cênicas das principais universidades do país. Segundo Faria, é a primeira obra de fôlego escrita com base no espírito universitário de pesquisa, com um time de cerca de 40 colaboradores.

“Com o incremento da pesquisa em artes cênicas nos cursos de pós-graduação, conhecemos hoje o nosso passado teatral com detalhes que escaparam aos historiadores de 30 ou 40 anos atrás. Há muita gente estudando o teatro brasileiro. Dissertações e teses sobre os aspectos mais variados da nossa vida cênica tornaram possível preencher lacunas e construir a história do nosso teatro numa narrativa mais completa”, diz o professor.

O segundo volume da “História do Teatro Brasileiro” será lançado nas próximas semanas. Entre os temas abordados em 25 capítulos estão o modernismo demarcado pela Semana de Arte Moderna de 1922, as primeiras tentativas de modernização, os grupos amadores, as companhias profissionais dos anos 1940-1960, o fortalecimento da dramaturgia, o surgimento dos grupos como Arena e Oficina, os efeitos da ditadura de 1964 sobre o teatro e as diversas manifestações da contemporaneidade.

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações do Valor Online

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago