Reportagem do jornal o Globo desta segunda-feira (30/7) mostra como o diálogo entre artistas e tecnologia está no centro dos avanços do mundo da música e pode representar tendências futuras desse mercado. Responsável pela direção de arte do show de Marisa Monte e curador da série Multiplicidade, que explora o diálogo entre artistas visuais, músicos e tecnologia, Batman Zavareze, afirma que essa conversa tem gerado resultados cada vez mais interessantes.
Para o produtor musical João Brasil, uma das maiores revoluções são as novas comunidades formadas nos sites de relacionamento, exclusivas para produtores que têm semelhanças entre seus trabalhos. “Fóruns, produções colaborativas e até ajuda financeira são possíveis”, esclarece. “Hoje, produzo muito sem me encontrar fisicamente com artistas e outros produtores. Eu em Londres, o cantor no Brasil e o disco masterizado na Alemanha”.
Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil, destaca o aparecimento de tecnologias que permitem a um usuário não conectado à internet, ouvir músicas que não estão arquivadas em seu dispositivo (PC, smartphone, tablet). “São serviços de música digital por assinatura, como o Oi Rdio e o Terra Sonora, em que a música fica na memória cache do aparelho e o cliente consegue acessá-la off-line de qualquer lugar desde que seu plano esteja válido”, explica.
A matéria completa pode ser lida aqui.
*Com informações do jornal O Globo
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…