Reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (23/7) mostra que o mercado de revista em quadrinhos dos Estados Unidos viu nos tablets um ótimo canal para expansão de seus negócios, que não veem crescimento nas cifras arrecadadas há seis anos – atual receita é de US$ 650 milhões.
A popularização dos aparelhos de tela sensível ao toque tornou mais fácil a distribuição deste tipo de publicação. A empresa ComiXology é líder entre aplicativos para distribuição e leitura de gibis em tablets no mundo. Seu faturamento deve atingir US$ 70 milhões neste ano.
A ascensão do formato digital também possibilitou novas maneiras de criar narrativas de histórias em quadrinhos. O aplicativo Madefire, por exemplo, aposta no formato de “motion books”, que incorpora trilha sonora, onomatopeias sonorizadas e desenhos em 360 graus nos gibis.
A Marvel, uma das maiores companhias do ramo, também lançou recentemente um dispositivo que insere balões de diálogo e novos quadros a cada toque na tela do tablet. “É a primeira vez que criamos uma revista em quadrinhos para aparelhos portáteis”, afirmou o editor da Marvel, Axel Alonso, ao New York Times.
A reportagem completa está disponível aqui.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo
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