Categories: NOTÍCIAS

MinC assina convênio para modernizar instituição que marca a presença judaica no Brasil-colônia

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, assinou convênio com o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco (AHJPE), no valor total de R$ 3,2 milhões, visando à modernização do Museu Sinagoga Kahal Zur Israel. O convênio foi firmado no dia 31 de dezembro de 2010 e publicado no Diário Oficial da União do dia 4 de janeiro de 2011 (Seção 3, página 19). Os recursos a serem repassados pelo MinC são do Fundo Nacional de Cultura e o valor da contrapartida é de R$ 656,5 mil, a cargo da instituição beneficiada. A vigência do convênio vai até o dia 13 de dezembro do corrente.

A Sinagoga está localizada na Rua do Bom Jesus, no bairro histórico do Recife, onde a antiga edificação foi restaurada a partir de um projeto arquitetônico que recriou as características originais da construção erguida nos tempos do Brasil colonial. O Ministério da Cultura, a Prefeitura de Recife e a Fundação Cultural Safra foram alguns dos órgãos que fizeram parte do Conselho Gestor do Projeto de Restauração da Sinagoga, criado em 1999.

De acordo com o texto do convênio celebrado com o MinC, a modernização do Museu Sinagoga Kahal Zur Israel acontecerá com o desenvolvimento de ações de sustentabilidade, acessibilidade, organização dos espaços internos, aquisição de mobiliário, climatização, implantação de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), além de outros projetos.

Diversas ações buscam incrementar os núcleos já existentes, como o de exposições, de ações educativas em museus, pesquisas, artesanato/arte judaica e o de turismo cultural judaico no estado pernambucano, que inclui, dentre outros locais, a visita ao Monte de Olinda e ao Engenho Camaragibe, um centro espiritual de judeus.

Segundo a presidente do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, Tânia Kaufman, verifica-se, atualmente, uma defasagem entre a estrutura administrativa e museal vigente e o atendimento quantitativo e qualitativo da demanda, por parte do acervo e ações da Sinagoga. “É preciso ampliar, expandir todo esse trabalho já existente”, afirma Tânia Kaufman, que é graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife e doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, à frente do Arquivo Judaico desde 1992.

Mais de 700 pessoas visitam, por semana, a 1ª Sinagoga das Américas ou o Centro Cultural Judaico de Pernambuco, além de grupos escolares e outras equipes. O agendamento de pessoas residentes nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, é feito com cinco a seis meses de antecedência. “Em geral, são escritores, pesquisadores, professores de universidades, cineastas e historiadores estrangeiros que nos visitam”, diz a dirigente do AHJPE.

A Sinagoga Kahal Zur Israel representou, no período de 1636 a 1654, o primeiro templo oficial dos judeus que habitaram as Américas. Tem grande importância na história que relata a presença judaica no Nordeste brasileiro, principalmente em Pernambuco, onde se formou uma comunidade de imigrantes judeus logo na primeira metade do século XVII, quando os holandeses vieram para o Brasil.

O Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco instalou-se, em 2001, no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel. Naquele ano, foram concluídas as obras de escavação e recuperação da sinagoga e o AHJPE assumiu a responsabilidade pelas ações museológicas de todo o espaço.

As tarefas de restauração do templo puderam ser feitas mediante o Programa Monumenta, desenvolvido a partir de 1997 pelo MinC em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltado à recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro. O trabalho incluía a restauração e a preservação do centro histórico do Recife, com obras de escavação e recuperação da Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi aberta ao público em dezembro de 2001, após a conclusão dos serviços.

Estudos indicam que a historia dos judeus americanos passa pelo Brasil. De acordo com relatos, foi do Recife, em 1654, que partiram os primeiros judeus que se fixaram na América do Norte. Nova York possui milhões de judeus, e a tradição dos pioneiros da cidade de Recife ainda é mantida na Sinagoga da Congregação Shearith Israel, fundada por eles. O atual templo fica de frente para o Central Park.

Mais informações: www.arquivojudaicope.org.br

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.

Alberto Benfica

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

2 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

21 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

21 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

7 dias ago