O Ministério da Cultura anunciou que inicia nesta terça-feira (15/3) o pagamento de pendências relativas aos Pontos de Cultura conveniados diretamente com o ministério e que estejam com suas contas aprovadas. O pagamento total da modalidade deverá ser realizado ao longo do mês de março.
Os pagamentos das redes de pontos de cultura de Estados e municípios estão sendo negociados diretamente com as respectivas secretarias de cultura. Esses pagamentos serão precedidos da revisão de planos de trabalho e dos aditivos contratuais. O MinC confirma, também, o adimplemento de restos a pagar de 2010 relativos a esses grupos.
O Ministério informa ainda que está estruturando o assessoramento regional aos Pontos de Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural. Tal serviço poderá ser obtido por telefone: (61) 2024-2936 e (61) 2024-2945.
Os pagamentos em aberto de todos os demais prêmios e editais terão sua regularização iniciada a partir de maio – caso do Tuxaua 2010, Economia Viva, Pontos de Mídia Livre, Cultura Digital 2010, Areté, Agente Escola Viva, Agente Cultura Viva e Prêmio Asas I e II.
*Com informações do site do MinC
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…
View Comments
Tudo dentro da normalidade administrativa. Paga-se o que estava em atraso há meses, toca-se o trabalho em frente, como em todo o início de governo. Só que com extrema rapidez e competência! Normalmente quando muda o governo, os novos ministros ensebam ao máximo para acertar os atrasos deixados pela administração anterior.
Ana de Hollanda mostrou seriedade, responsabilidade e competência.
Mas o mais engraçado é que tem um cidadão dizendo por aí que foi ele quem conseguiu que o pagamento fosse efetuado. Tem homem para tudo nesse mundo,como dizia meu avô.
Mônica, essa nota republicada aqui por vc já está desatualizada. Cheque lá no site do MinC. Alertado pela sociedade, o MinC já refez a nota e acrescentou alguns editais que foram ou esquecidos ou ignorados. Um detalhe: a nova nota continua esquecendo ou ignorando os Pontões (talvez, sei lá, quem sabe, pode ser, que o motivo seja a valor do repasse, maior em relação aos demais editais). Só que esquecer ou ignonar os Pontões não é sinal de boa política pública em relação ao programa Cultura Viva. Os Pontões são imprescindíveis para a oxigenação da rede. Digna de aplauso a publicidade dessa nota pelo MinC, rigorosamente dentro do prazo que Ana de Hollanda, Vitor Ortiz e Marta Porto acordaram com os ponteiros que participaram do encontro com a ministra dia 22 de fevereiro lá em Brasília. Mas também é digno de registro que o acordado foi que a resposta teria como base a carta entregue à ministra naquela ocasião. Lamento, mas essa nota apenas minimamente atende a esse compromisso. Quem duvidar disso, basta ter acesso à carta (circulou em diversas listas), ler os questionamentos inseridos nela e comparar com o que esta nota dá conta em responder. Os graves problemas financeiros e conceituais que envolvem o Cultura Viva que, a bem da verdade, não começaram agora, ainda me parecem longe de uma solução. Será preciso muito trabalho de todos nós envolvidos no processo deste que é, sob minha ótica, a mais instigante e generosa proposta de política pública cultural que presenciei em meu quase 30 anos de operariado cultural.
A Cultura Viva/Pontos só é prioridade em discursos da ministra e suas secretárias executivas, nunca na realidade.
Agora, a Cultura Viva teve um corte de 55%, e serão investidos somente 99 milhões de reais, enquanto as pracinhas receberão mais que o dobro, 222 milhões. A perspectiva é de ampliar esse gasto, para 1,6 bilhões até 2014, enquanto os Pontos serão colocados em ponto morto, esperando a "qualificação" pretendida pela qualificadíssima secretária Marta Porto, cuja gestão se propõe a ensinar como se faz.
Entre pedidos de calma e sorrisos condescendentes, o ministério silenciosamente dá um golpe branco, rompe com a continuidade do governo Lula, desprioriza a Cultura Viva, colocando-o em segundo plano toda a construção coletiva de políticas públicas dos últimos cinco anos.
A prioridade agora é a indústria criativa/sustentável/medalhonista/'global' _e_ as pracinhas do PAC, na lógica de formar audiências e levar a cultura ao povo, numa dinâmica de produção-consumo. Em vez de formar cidadãos produtores, valorizar a cultura difusa pela sociedade, numa dinâmica virtuosa de produção-rede-mais-produção.
Só para colorir o comentario de Lena - Tudo dentro da normalidade administrativa.
GLOBO ALMOÇA COM ANA E GRASSI
.Quinta-feira 17 de março – Agenda da ministra
10h00 – Despachos na Representação Regional/RJ
Local: Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, nº 16, 2º andar – Centro.
12h30 – Almoço com Sr. Luiz Erlanger- Dir. Comunicação TV Globo. Acompanham: Sr. Antônio
Grassi/Presidente da FUNARTE e Sra. Beth Ritto/Assessora Especial da Ministra.
Local: 66 Bistrô – Rua Alexandre Ferreira, 66 – Lagoa.
É a velha "normalidade administrativa" do estado patrimonial brasileiro.
O MinC com Ana de Hollanda, ECAD e cia. está fazendo gestão estatal de interesses privados.