O projeto piloto do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) foi lançado em Florianópolis no início deste mês, durante o encerramento do II Seminário de Planos Estaduais de Cultura. O sistema é uma base de dados nacional unificada, que trará o mapeamento de produtores culturais, grupos, pesquisadores e artistas em suas diferentes habilidades e expressões artísticas.
O SNIIC deve disponibilizar para consulta informações sobre a cultura brasileira dentro e fora do país, com o intuito de subsidiar pesquisas sobre sua penetração no exterior. Os indicadores deverão ser usados pelos governos estaduais e municipais para estabelecerem suas metas e diretrizes dentro dos planos de cultura.
Com a consolidação do projeto, será possível gerar pesquisa a partir do cruzamento comparativo dos indicadores culturais com outras bases de dados, como o Siape, o Salic (Sistemas de Apoio às Leis de Incentivo), para obter dados sobre financiamento cultural.
A ideia é que em pouco tempo o SNIIC possa expandir-se a ponto de se tornar uma plataforma de serviços para que artistas e pesquisadores encontrem seus pares ou saibam, por exemplo, quais as pesquisas mais abordadas em sua área. Produtores poderão localizar outros produtores e a sociedade poderá encontrar espaços para consumir bens culturais.
Para saber mais, acesse a página do SNIIC.
*Com informações do site da Universidade Federal de Santa Catarina
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…