O Ministério da Cultura anunciou, na última quinta-feira (28) em Teresina-PI, o lançamento do programa Rouanet Nordeste. Serão R$ 50 milhões investidos em ações culturais, visando a nacionalização e democratização dos recursos de incentivo à cultura, com ações afirmativas e de acessibilidade, voltadas a projetos de impacto social relevantes na região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
O programa tem o objetivo de valorizar iniciativas de pequenos municípios e de gestores culturais que ainda não foram beneficiados pela Lei Rouanet. Além disso, dá ênfase a manifestações culturais de grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, populações nômades, povos ciganos, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros em situação de vulnerabilidade.
Abrangendo cinco áreas artísticas – Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura – os recursos serão viabilizados por adesão de empresas estatais, como Banco do Brasil, BNB, Petrobras, Correios, Caixa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Infraero, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e outras.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…
View Comments
Gostaria de informações para elaborar um projeto cultural de artes visuais, como conseguir um incentivo para a realização.
"...valorizar iniciativas de pequenos municípios..."
O que se considera como "pequenos municípios" ?