O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém, foi homologado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, por meio da Portaria nº 54, publicada nesta quinta-feira (10/5) no Diário Oficial da União (Seção 1, página 15).
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento dos dois bairros da capital paraense em maio do ano passado, durante reunião ocorrida em Brasília. Com a aprovação da proposta por parte do Conselho, quase três mil edificações da área histórica de Belém estão sob a proteção do governo federal.
Todo o processo de tombamento foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. De acordo com o parecer do Departamento de Patrimônio Material da instituição, “a cidade de Belém, (e sobretudo os bairros Cidade Velha e Campina, enquanto sua porção mais antiga) tem grande importância no processo de conquista e colonização portuguesa no Norte do país”.
Perto de completar 400 anos, o centro histórico da cidade paraense remonta ao século XVII (ano de 1616), quando os portugueses expulsaram, de forma definitiva, os franceses do Brasil. A partir daí, Belém passou a ser elemento de ligação entre o Rio Amazonas e o mar, facilitando a posse da Amazônia.
*Com informações do site do MinC
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…