Cesar Piva ocupa atualmente a coordenação geral do programa Cultura Viva, no Ministério da Cultura. Nessa entrevista concedida no final de 2009 para o documentário Ctrl-V | VideoControl, ele fala sobre a influência do cinema norte-americano nas culturas locais e os desafios da diversidade cultural em tempos de convergência digital.
Em tempos de aprovação do PLC 116, que regulamenta a TV a cabo no Brasil, o depoimento de Cesar torna-se atualíssimo, pois aprofunda a reflexão sobre os desafios para o audiovisual no país, sob domínio do cinema norte-americano. Cesar, que é um dos fundadores da Rede Audiovisual Ibero-Americana, apresenta as possibildiades de abertura e conquista de um novo multiprotagonismo audiovisual, em contraposição aos sistemas de poder estabelecidos global e localmente.
O documentário Ctrl-V foi pautado e desenvolvido de maneira colaborativa, no âmbito da RAIA (Rede Audiovisual Iberoamerica). Está em etapa de finalização e será lançado simultaneamente em todas as mídias: internet, cinema, TV e celulares no mês de outubro. O projeto está publicado no Catarse e conta com micro-investidores para ser realizado.
Contribua, divulgue, faça parte desse processo.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…