Nos dias 13, 20 e 27 de agosto, o Café Filosófico CPFL promoverá uma série de encontros que terão como tema o “Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas”. Os eventos acontecerão às sextas-feiras, na CPFL Cultura, em Campinas, com transmissão ao vivo no site s://www.cpflcultura.com.br/.
O acesso a tantas informações provoca diversos estímulos, dúvidas, angústias e mudanças na forma de nos educar, amar, fazer negócios, entre outros processos, já que os responsáveis por transformar toda esta informação em conhecimento somos nós mesmos.
Os encontros terão nomes como o jornalista Marcelo Tas, que irá propor discussões sobre o aprimoramento da troca de conhecimento e o direcionamento das buscas no contexto da revolução digital, veloz e turbulenta; o artista Jorge Mautner, a especialista em tecnologia, marketing e arte, Martha Gabriel e o diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos. As apresentações acontecerão a partir das 19h, na CPFL Cultura, em Campinas. Confira abaixo a programação completa:
Programação
Série: Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas.
Curadoria: Marcelo Tas
13/8 – Navegar no Caos
Com Jorge Mautner e presença de Marcelo Tas
Um recorte filosófico da comunicação através da história: do nascimento da civilização, através do alfabeto, do comércio e das navegações ao Twitter. A cibernética pode nos levar em direção a um mundo onde predomina a criação e o humanismo? Qual a contribuição do Brasil, e sua mistura de raças e contradições, nesse era de caos digital?
20/8 – A Era da Busca: oráculos digitais
Com Martha Gabriel e presença de Marcelo Tas
Qual a importância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online, tanto móveis quanto desktop, interferem na orientação do que buscamos? Questões sobre privacidade, controle, poder, são abordados, mostrando a influência que os buscadores digitais (Google, Yahoo, etc.) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade, funcionando como verdadeiros oráculos. Os oráculos digitais.
27/8 – Liberdade para os BITs
Com Ronaldo Lemos e presença de Marcelo Tas
Em pauta, o impacto da tecnologia em universos distintos, do Sillicon Valley às periferias globais. Neste contexto, por meio da música e das transformações da mídia e da indústria cultural, quais as tendências para um futuro próximo? É viável sonharmos com a organização, justiça e aprendizado de navegar bem no caos?
O CPFL Cultura está localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632 – Chácara Primavera – Campinas. A participação é gratuita, por ordem de chegada a partir das 18h. Classificação: 14 anos. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou no site s://www.cpflcultura.com.br/
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…