Os servidores federais da cultura voltaram ao trabalho no Rio de Janeiro, depois de três semanas parados. A Biblioteca Nacional, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Palmares e os 14 museus do Estado estavam funcionando nesta terça-feira (13/9).
Cerca de 90% dos 1,8 mil servidores do Rio (o maior contingente do país, herança do período em que a cidade foi a capital do país, de acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo) tinham aderido, segundo os grevistas; em alguns museus, como o Imperial, em Petrópolis, no entanto, a greve durou dez dias.
Em assembleia na segunda-feira (12), no Palácio Capanema, onde fica a representação do Ministério da Cultura no Rio, os servidores decidiram suspender a greve, a fim de estabelecer a mesa de negocição com o Governo.
Segundo nota do site SOS Cultura – lançado pelos servidores em greve –, o Relatório do Comando Nacional de Greve foi acatado por ampla maioria, havendo apenas o adendo de que, no item que trata da representação direta dos funcionários na mesa, esteja contemplada a possibilidade de participação de servidores não sindicalizados.
Foi marcada nova assembleia para o dia 27 de setembro, além de aprovado o encaminhamento de solicitação à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal para convocação de um novo Encontro Nacional da Cultura, com data sugerida para 7 de outubro, para avaliações e deliberações sobre o movimento no Brasil.
Também foi aprovado indicativo de retorno à greve no dia 17 de outubro, em caso de não serem iniciados os trabalhos da mesa de negociação.
Ao longo da assembleia, foram recebidos informes de outros estados em greve:
– Santa Catarina aprovou o Relatório do CNG e suspendeu a greve a partir de 13/9;
– Minas Gerais permence em greve até o estabelecimento da mesa de negociação. Sexta-feira (16/9) haverá nova assembleia estadual para definição dos rumos do movimento;
– Pernambuco aprovou o Relatório do CNG e suspendeu a greve a partir de 13/9.
Não há informação oficial quanto ao posicionamento do Espírito Santo que realizou assembleia nesta segunda-feira (12).
*Com informações do Estadão.com e do site SOS Cultura
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…