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Música brasileira e identidade nacional na mundialização


Venho indicar a leitura do novo livro de Michel Nicolau e convocar os interessados no assunto para o debate de lançamento, dia 27 de maio, na Livraria da Vila dos Jardins, em São Paulo. O livro aborda de maneira original as transformações pelas quais passa a identidade nacional no processo de mundialização.

Ao escolher a música brasileira como sua base empírica, o autor abre um rico campo de exploração sociológica e histórica que abrange tanto a formação da música brasileira como identidade nacional (décadas de 1920 e 1930) quanto o questionamento da identidade nacional como fator de promoção internacional desta música (num estudo contemporâneo a partir do ano 2000).

O autor foi capaz de perceber outras identidades (mundial e restritas, como ele as chamou) que passam a atuar no cenário global e adquirir preferências no processo de identificação no mercado internacional de música. Contudo, tais identificações não se dão aleatoriamente, mas seguindo uma lógica capitalista, excludente, na qual alguns atores sociais serão mais capazes de atuar e algumas identidades terão valores mais distintos. Neste momento, se de um lado a alguns é dada a possibilidade da tão almejada liberdade total de movimentação simbólica, a outros a fixidez é reforçada.

Com uma escrita fácil e fluida, apesar de seu esmero intelectual, Michel Nicolau é capaz de tornar um assunto complexo e controverso em algo acessível a um público maior. Este livro certamente interessará a estudantes das áreas de Sociologia, História, Música, Relações Internacionais e Comunicação, mas também outras pessoas interessadas em música e em assuntos relacionados à globalização.

Sobre o autor
Michel Nicolau Netto é Mestre em Sociologia pela Unicamp e doutorando em Sociologia na mesma universidade, com estágio em doutorado-sanduíche na Humboldt Universität zu Berlin (abril 2009 – março 2010). Formado em Direito pela PUC-SP também cursou Letras na USP e fez cursos de especialização na Universidade de Londres. Entre 2003 e 2005 foi gerente do Instituto Pensarte e da BM&A – Brasil Música e Artes, entidade responsável pela exportação da música brasileira.

Debate de lançamento na Livraria da Vila

Renato Ortiz (UNICAMP), Marcia Tosta Dias (UNIFESP), David Mcloughlin (BM&A), Michel Nicolau Netto (UNICAMP)
Dia 27 de maio de 2010, quinta-feira, das 18h30 às 22h30.

Alameda Lorena, nº 1731 – Jardim Paulista – São Paulo – SP.
(11) 3062.1063

Música brasileira e identidade nacional na mundialização
Michel Nicolau Netto
Formato: 14×21 cm, 240 páginas
ISBN: 978-85-7419-950-4

Leonardo Brant

Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

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