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Música impulsiona acordos de gigantes

Desde 2000, as vendas de álbuns de música caíram 45%. Duas gigantes da internet, o Google e o Facebook, estão tomando medidas para se aproximar da indústria da música e se aproveitar melhor dela. Foi o que estampou alguns sites de notícias ao longo dessas últimas duas semanas.Segundo prevê a agência de notícias Bloomberg, o usuário do site de buscas Google irá encontrar partes de músicas, vídeos e notícias ao buscar por um artista ou uma banda. No novo serviço, estariam artistas de gravadoras como Universal Music, Sony Music, Warner Music e EMI.

A ferramenta será chamada de One Box e também permitirá que os usuários comprem e ouçam parte das músicas. Para isso, o Google irá se associar a sites de streaming de música, como o iLike (www.ilike.com), o Imeem (www.imeem.com) e o Lala (www.lala.com). Assim, o usuário poderá ouvir gratuitamente ao menos 30 segundos das músicas em uma janela pop-up do site de pesquisas.

A busca no google terá um botão para ouvir parte da música.


Segundo a Associated Press, o Google não deve levar nada do valor das vendas das músicas, que será dividido entre os sites de streaming e as gravadoras. O gigante das buscas deve obter receita por meio da publicidade colocada junto aos resultados das pesquisas.

“Este é apenas o primeiro passo para fazer com que as buscas sejam mais musicais”, diz a postagem sobre o serviço no blog da companhia, assinada por Murali Viswanathan, gerente de produto, e Ganesh Ramanarayanan, engenheiro de software.

Já o Facebook tem planos de disponibilizar um serviço pelo qual o usuário poderá mandar uma música de presente a um amigo. A música será tocada em streaming, sem baixar o arquivo. O serviço do Lala será integrado à loja de presentes do site, que já possibilita que os usuários comprem presentes eletrônicos para dar aos amigos, segundo o “New York Times”.

Os testes para tornar a loja de presentes (bit.ly/lojafacebook) mais turbinada já estão sendo feitos há algum tempo, com novas opções tipo mandar um bolo de aniversário virtual aos amigos.

Por enquanto, o serviço só será disponibilizado nos Estados Unidos, e as músicas devem custar cerca de US$ 0,10. Também deve haver a opção de pagar mais e levar o download completo da música.

A rede social MySpace também anunciou mudanças, após a compra o site iLike no começo do mês. O iLike é conhecido por ser um serviço usado na descoberta de novas músicas.

Os vídeos do YouTube do iLike serão substituídos por vídeos licenciados pelo próprio do My Space e terão uma página especial -além de serem exibidos com maior importância em páginas de artistas-, segundo a Associated Press. Ainda de acordo com a agência de notícias, o MySpace vai ganhar com a publicidade colocada nesses novos vídeos.

O negócio do download pago de música vem ganhando força na internet. Segundo um estudo da empresa de consultoria NPD, as vendas de CDs ainda representam 65% do total, mas caem entre 15% e 20% por ano. Os downloads legais crescem na mesma percentagem. Assim, suas receitas se igualarão às das vendas de CDs no final de 2010.

O iTunes, a loja online da Apple, já vendeu mais de 6 bilhões de músicas desde seu lançamento em 2003. Em países como os EUA, a maior fatia da venda de músicas pela internet está nas mãos do iTunes, da qual o Google hoje se transforma em concorrente indireto.

Fonte: Jornal iTEIA e IG Último Segundo

 

Luana Schabib

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

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