Categories: NOTÍCIAS

Músicos da OSB defendem outro tipo de avaliação

A decisão da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira de avaliar seus instrumentistas vem causando protestos até na comunidade de músicos internacional.

Em carta enviada ao presidente da entidade, Eleazar de Carvalho, a Federação de Músicos dos Estados Unidos afirma estar “extremamente desapontada” com a decisão da orquestra de submeter os músicos a avaliações. “Se o diretor Roberto Minczuk escolheu seguir o caminho de regentes ditadores e tiranos […], ele não será mais bem vindo às orquestras americanas”, afirma em um trecho do texto.

Em outra carta enviada a Carvalho, o músico Nigel Shore diz que foi convidado por Minczuk para ser o primeiro oboísta solo da orquestra em 2008 e foi promovido em dezembro de 2010 para liderar as madeiras. “No meu caso, trata-se de experiência que ganhei tocando com a Filarmônica de Berlim, a Ópera do Estado de Berlim e várias outras orquestras de nível internacional, trabalhando com regentes como Karajan, Barenboim, Giulini e Abbado durante mais de 20 anos.”

Shore afirma ter ficado “atônito” ao receber o comunicado sobre a avaliação de desempenho após ter sido convidado por Minczuk. “É incompreensível que eu deva me submeter a uma avaliação que é basicamente igual a uma prova para entrar numa orquestra”, afirma.

Para o violinista Ubiratã Rodrigues, da comissão dos músicos da orquestra, não se trata de ser contrário às avaliações, mas sim à forma como foram feitas. “A avaliação é feita constantemente. Podemos ter um músico que faça uma prova brilhante para entrar e que depois mostre que não funciona bem em uma orquestra; e podemos ter um que é brilhante há 20 anos, mas não se saia bem em uma audição individual por algum problema naquele dia.”

Rodrigues está pessimista com relação à tentativa de conciliação entre as partes hoje à tarde no Ministério do Trabalho. “A fundação está irredutível. Se continuar assim, terei que incluir no meu currículo que sou ex-violinista da OSB.”

*Com informações da Folha de S. Paulo

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago