Ganhando força em diversas plataformas pelo mundo, o crowdsourcing está sendo utilizado para resolver problemas urbanos na Rússia. De acordo com texto de Alexandre Ferrari, co-fundador do ideias.me, para o site Crowd O Quê?, dois portais na internet estão ajudando cidadãos a solucionar problemas do cotidiano de uma metrópole, como o corte ilegal de árvores, elevadores quebrados, postes com luz queimada e semáforos estragados.
Além de cidadãos comuns, autoridades locais têm usado a plataforma para monitorar a atuação dos envolvidos e reagir de forma mais eficiente as necessidades da população. E organizações sem fins lucrativos estão encontrando um bom espaço para monitorar e mapear situações onde pode contribuir diretamente com seus voluntários.
Já o impronunciável ДайСигнал foca na resolução de problemas relacionados à infraestrutura de ruas e rodovias urbanas e seus serviços. O portal recebe informação de mais de 220 cidades e vilas de todo o país.
A ferramenta tem ajudado a promover uma visão global das necessidades de infraestrutura que direciona e informa aos devidos responsáveis as áreas que tem a situação mais complicada.
Um exemplo similar é o britânico FixMyStreet que já acumulou mais de 1600 reportes, com fotografias e vídeos denunciando bocas de lobo cheias, pavimentos esburacados e até pixações ilegais.
*Com informações do site Crowd O Quê?
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…