Categories: PONTOS DE VISTA

Nesta luta cabem muitas lutas

A Coligação da Cultura PE é um grupo suprapartidário que nasce da percepção e indignação cidadã com a atual condução da democracia representativa e que, no momento de disputa eleitoral, subestima a capacidade crítica do povo e quase que ignora o acúmulo histórico de demandas e debates da sociedade e da evolução das políticas públicas e de Estado.

O movimento é uma das consequências de lutas por objetos específicos que tomaram corpo e incorporaram valores comuns de participação política direta e contestação do status quo. Essas lutas tomaram o país em ações como do movimento Passe Livre, com seu ápice em junho de 2013, após a brutal reação do Estado através do seu braço repressor – a polícia – na cidade de São Paulo, e o Movimento Ocupe Estelita, oriundo das mobilizações e formulações do movimento Direitos Urbanos, que teve ápice no início de 2014 com brutal reação do Estado através do seu braço repressor – a polícia – na cidade do Recife.

A Cultura tem um papel fundamental em nossa sociedade. Seus valores simbólicos, sua característica subjetiva, sua capacidade de mudanças profundas a partir do envolvimento com outras áreas como Turismo, Educação e Social, mexem em eixos fundamentais da cadeia produtiva de pequenas comunidades rurais até grandes centros urbanos. E estimulam a economia criativa, garantindo mais qualidade de vida para nossa sociedade, que de maneira geral apresenta sérios sintomas de um corrosivo processo de centralização de poder, egoísmo e falta de diálogo.

O movimento é formado por artistas, produtores e profissionais do universo artístico e cultural, que se organizaram de maneira livre, democrática e participativa para desenvolver um Manifesto com 12 pontos sobre a Cultura, área de atuação da gestão pública não contemplada nas plataformas políticas dos candidatos postulantes ao cargo majoritário nas eleições em Pernambuco deste ano.

As propostas apontam claros objetivos, dentre eles a manutenção de conquistas históricas, garantias de participação popular por meio de conselhos e conferências, ampliação de investimentos e, sobretudo, que a cultura entre na pauta do debate político eleitoral e de forma clara nos programas de governo.

Para exemplificar, o Manifesto é assinado por Alceu Valença, Kléber Mendonça Filho, Alessandra Leão, Fábio Trummer, Siba, Pedro Severien, Xico Sá, Karina Buhr, mestres de cultura popular, técnicos e profissonais de diversos segmentos, comunidades de terreiro e suas expressões mais renomadas como o Grupo Bongar dentre tantos outros.

Assim como essa mobilização em Recife, onde a sociedade se organizou pra cobrar, propor e garantir seus direitos, é importante que em outros estados brasileiros as pessoas também se mobilizem para discutir e debater questões chave nesta campanha eleitoral: a homofobia por traz dos discursos em favor da “família”, o racismo e a criminalização da pobreza escondidas nas entrelinhas das propostas de diminuição da maioridade penal e no aumento do efetivo policial.

Após pouco mais de 48 horas do lançamento do Manifesto, que convidou os candidatos a Governador de Pernambuco a um “Des-Comício”, ato político inverso, onde a sociedade apresenta sua plataforma de propostas, o movimento entrou em contato com os seis candidatos ao Governo de Pernambuco através de suas assessorias e enviou o Manifesto com sua apresentação e signatários solicitando posição política e disponibilidade para debates públicos. Na semana entre os dias 22 e 26 de setembro, ocorrerão debates com cada um dos candidatos para confrontar os 12 pontos do manifesto com suas posições políticas e compromissos.

O movimento é uma realidade. “Hackeou” a eleição provocando o debate, viralizou nas redes sociais, começa a ser bem difundido pela imprensa e a reverberar no Brasil e, o mais importante, cumpriu um dos primeiros objetivos: pautou as candidaturas ao Governo de Pernambuco.

Clique aqui para ler o Manifesto.

#ColigaçãoCulturaPE

Coligação da Cultura PE

Grupo de artistas, produtores culturais e profissionais do setor cultural de Pernambuco que desenvolveu uma lista de propostas para os candidatos ao governo do Estado em 2014.

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

22 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago