Acabo de retornar a São Paulo depois de uma semana em Salvador (BA), onde proferi palestra sobre economia da dança, num seminário promovido pela Red Sulamericana de Dança e pela Plataforma Internacional de Dança, duas importantes iniciativas nesse campo, e realizei, em parceria com Sergio Sobreira e o Teatro Sesc/Senac, coordenado pela grande Ana Paolilo.
Este ano fiz poucas viagens ao nordeste. Apenas uma ida a João Pessoa (PB), no primeiro semestre, para um encontro de documentaristas, e este a Salvador. E percebi que a intensidade da cena cultural nordestina se aviva de tal maneira que já é impossível retornar a uma cidade e encontrá-la do mesmo jeito que era há tempos atrás. As mudanças políticas, econômicas e culturais são significativas.
Um mercado cultural efervescente, criativo, inovador. E uma programação imperdível para os próximos meses. Selecionamos algumas para compartilhar com os leitores de Cultura e Mercado. E convocamos os leitores a complementar, com seus comentários, outras que fugiram do nosso crivo e conhecimento.
Em 2010, Olinda, que já abriga eventos de peso como a Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda), o Cine-PE, o Abril pro Rock e o Olinda Arte em Toda Parte, honra-se ainda como anfitriã, entre 12 e 15 de novembro, da Fliporto, Festa Literária Internacional de Pernambuco nascida no balneário de Porto de Galinhas.
O mais importante evento literário do Nordeste chega à sexta edição sob o tema “Literatura e presença judaica no mundo ibero-americano” e presta homenagem a escritora Clarice Lispector. Já confirmaram presença no congresso literário os brasileiros Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar. Entre os especialistas em Clarice Lispector estão os biógrafos Nádia Gotlib e o americano Benjamin Mooser, esse último responsável por “Clarice,”, lançado em 2009. A atriz Beth Goulart presenteará a Fliporto com o pocket show “Encontro com Clarice Lispector”, um recorte da peça “Simplesmente eu, Clarice Lispector”. Premiada com o Shell carioca de melhor atriz, ela escreveu, dirigiu e protagonizou o espetáculo fruto de dois anos de pesquisa sobre a obra e a vida da escritora.
Há ainda entre os nomes Eva Schloss, François Jullien, Marck Dery, Camille Paglia, Ricardo Piglia, Alberto Manguel, Richard Zimler, Ronaldo Vainfas, Contardo Calligaris, Ronaldo Wrobel, Adriana Armony e Guilherme Fiúza. Os pernambucanos José Luis da Mota Menezes e Luzilá Gonçalvez também participam do evento. O evento literário congrega ainda a Fliporto Criança, o Cine Fliporto e a Fliporto Digital, principais pilares de construção dos debates dos novos rumos e intercâmbios literários.
Bem ao lado de Olinda, a capital pernambucana também eclode em bons eventos na mesma época. Recife desponta na agenda com amplos festivais cênicos que agregam as principais companhias do país e atrações internacionais: Festival de Circo do Brasil, Festival Recife de Teatro Nacional, Festival Nacional de Dança do Recife. A cidade recebe ainda o Station Brésil é um festival de música que une no mesmo palco artistas brasileiros e franceses. No Ano da França no Brasil, os shows têm como objetivo promover parcerias inéditas entre representantes da cultura dos dois países.
Em outubro acontecem as principais edições nordestinas da Casa Cor, de Bahia e Pernambuco. Neste ano, a franquia pernambucana acompanha o aquecimento do mercado e a demanda por moradias em apartamentos e elabora especialíssima versão vertical em edifício luxuoso. Serão 48 ambientes, num total de 1.350 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos do edifício, mais o térreo. No mesmo mês, acontece anualmente uma edição do festival alternativo Mada, em Natal. A capital potiguar fervilha com atrações da cena rock e pop nacional.
O centro histórico de Salvador abriga no projeto “To no Pelô”, diversos sons, do tradicional axé baiano até forró. Sem falar no programa Expo Expandida que prevê uma série de intervenções urbanas por todo Pelourinho. O espaço também recebe a tradicional celebração de aniversário do Ilê Ayiê, que há mais de três décadas figura como um dos mais relevantes blocos afros da Bahia. A festa sempre inaugura o ciclo de celebrações em prol da consciência negra, cuja programação segue até o fim de novembro.
O aniversário de nascimento de Rui Barbosa (1849–1923) é o mote para a comemoração do Dia Nacional da Cultura. Uma grande festividade é promovida em Fortaleza, no dia 5 de novembro, com shows musicais, exibições de vídeos, apresentações circenses, exposição fotográfica, leituras dramáticas, rodas de poesia e de contos e espetáculos teatrais e de dança, entre outras manifestações artísticas, comemoram conquistas e avanços políticos e culturais na cidade.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…