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Nova edição do Painel das Vendas de Livros do Brasil

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) divulgou nesta terça-feira (11/8) a 5ª edição do Painel das Vendas de Livros do Brasil, uma parceira com a Nielsen.

O relatório aponta que, nas 28 primeiras semanas de 2015, o desempenho dos diferentes dos canais de venda teve um crescimento de 7,29% no seu faturamento, em comparação ao mesmo período de 2014, saltando de R$ 771,1 milhões em 2014 para R$ 827,3 milhões em 2015.

Pela primeira vez, o relatório faz inferências a respeito do faturamento das editoras. “O resultado é preocupante”, disse Marcos Pereira, presidente do Snel, ao PublishNews. Tomando por base os números de exemplares vendidos, preço e o desconto médio oferecido pelos livreiros, o relatório aponta que, no período, houve um crescimento de apenas 0,99% no faturamento das editoras, índice muito abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses que é de aproximadamente 9,5%. “É preocupante constatar este número. Teremos que ser muito criativos no segundo semestre para reverter esse quadro”, avaliou Pereira.

Os resultados mensais são um pouco menos críticos. No sétimo período, que compreende o intervalo entre 15 de junho e 12 de julho de 2015, as livrarias e supermercados venderam juntos 2.734.523 exemplares, volume 8,9% maior em comparação ao mesmo período de 2014, o que resultou em um faturamento de R$ 91.710.979,52, crescimento de 14,1% ante ao apurado no mesmo período de 2014.

O relatório aponta ainda a constante queda da participação dos livros de colorir no faturamento das livrarias. Se em maio, a cada 100 livros vendidos, 17 eram de colorir, em junho essa relação caiu para 12 e, em julho, caiu mais ainda, atingindo 7,5 livros de colorir para cada 100 livros comercializados. A participação dos livros de colorir no faturamento também faz uma curva descendente: 14,48% em maio, 9,18% em junho e 5,08% em julho.

O desconto médio oferecido pelos canais de vendas aos clientes, que de janeiro a julho do ano passado foi de 21,65%, enquanto que em 2015 foi de 16,73%, um ganho de quase cinco pontos percentuais.

Clique aqui para acessar a íntegra do Painel de Vendas.

*Com informações do Publishnews

Redação

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