Nove documentários inéditos serão veiculados a partir deste mês em emissoras públicas de TV dos sete países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau, antiga colônia de Portugal hoje reintegrada à China, como Região Administrativa Especial. Os documentários integram a série DOCTV CPLP, foi lançada ontem (19), às 18h30, no Palácio Itamaraty, no Rio, com a exibição da produção brasileira Exterior, de Matias Mariani e Maíra Bühler.
A série, que permite aos povos de língua portuguesa verem uns aos outros, num circuito de teledifusão que vai até dezembro próximo, é o resultado do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da CPLP. A iniciativa do programa é dos ministérios da Cultura dos países membros da comunidade, com o apoio de suas respectivas televisões públicas. No caso do Brasil, o projeto envolve a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Cultura de São Paulo.
Foram as experiências bem-sucedidas do Ministério da Cultura do Brasil na produção de documentários para a televisão pública – as séries DOCTV Brasil e DOCTV Ibero-América – que levaram a CPLP a aprovar, em novembro de 2008, a série DOCTV voltada para a comunidade. A produção de documentários é o primeiro de um portfólio de 21 projetos culturais lançado em 2007, numa reunião dos ministros da Cultura dos países-membros da CPLP, em Cabo Verde, na África.
Para a veiculação da série, foi constituída a Rede DOCTV CPLP de Teledifusão, integrada pela TV Brasil, TV Cultura, Radio Televisão Portuguesa (RTP), Televisão Pública de Angola (TPA), Radiotelevisão Caboverdeana (RTC), Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Televisão de Moçambique (TVM), Televisão São Tomense (TVS), Radio e Televisão de Timor Leste (RTL), e Teledifusão de Macau (TDM).
A exibição da série no Brasil começa na próxima sexta-feira (22), com a exibição pela TV Brasil do documentário português Li Ké Terra , às 22 horas. No domingo, 24, à meia-noite, o documentário será exibido pela TV Cultura.
*Com informações da Agência Brasil.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…