Categories: ANÁLISE

Número de DVD’s piratas apreendidos no Sudeste cresce 50%

Número de DVD’s ilegais apreendidos na região, em 2008, aumenta e confirma a atuação dos órgãos competentes no combate à pirataria.

A região Sudeste do país registrou, no primeiro semestre de 2008, números expressivos nas apreensões mídias piratas. Dados mostram que entre janeiro e junho de 2008, a região teve 8.406.601* DVD’s falsificados apreendidos.

Os números mostram o crescimento da pirataria no setor de vídeo, uma vez que em 2007 o número de DVD’s apreendidos na região Sudeste foi de 5.658.720 unidades.

“A Região sudeste representa o maior mercado do Brasil e é de suma importância para o desenvolvimento da indústria audiovisual. Graças ao grande número de locadoras, lojas e salas de cinema que comercializam produtos originais que a Indústria Nacional tem conseguido recursos para a produção cada vez maior de filmes brasileiros. Assim, o apoio das autoridades nesta Região, tem um significado importante não apenas para reprimir o crime e garantir os empregos na Indústria formal, mas também garantir a produção de cultura nacional”, afirma Márcio Gonçalves, diretor regional de anti-pirataria da Motion Picture Association (MPA).

O estado de São Paulo foi o campeão de apreensões (incluindo CD’s e DVD’s) com 22,5% dos itens ilegais retirados do mercado. Minas Gerais com 9,3%, Rio de Janeiro com 9,3% e o Espírito Santo com 0,5% completam as estatísticas.

Segundo a MPA, dados de 2005 mostram que as perdas ao mercado audiovisual por causa da pirataria no Brasil foram de R$ 198 milhões. Já o prejuízo dos associados da MPA ficou em R$ 102 milhões. De acordo com a Sindireceita, aproximadamente R$ 30 bilhões deixam de ser arrecadados, por ano, por causa da pirataria em geral, enquanto 26 milhões de empregos formais são perdidos.

* Dados da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM).

Leonardo Brant

Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

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