Reportagem do jornal Valor Econômico publicada nesta terça-feira (18/1) apresentou os atuais valores de patrocínio para shows internacionais no Brasil. A comparação com os anos anteriores mostra que esse é um mercado que cresce rapidamente e em grandes proporções. Os dois principais argumentos: do lado de quem traz o artista, mais custos de logística e mão-de-obra; do lado das empresas patrocinadoras, mais interesse em associar sua linha estratégica de marketing com o mercado de entretenimento.
Empresas consultadas pelo Valor relataram que a cota simples das apresentações no país varia de R$ 2 milhões a R$ 4 milhões, mas o patrocínio master, montante com a maior variação dos últimos cinco anos, têm girado entre R$ 10 milhões a R$ 15 milhões.
Além dos custos fixos, quem desembolsa as maiores quantias leva um pacote de iniciativas paralelas – como ações de interação do público com a marca – que se sofisticou, tem dado retorno às marcas e, por conta disso, os organizadores dos espetáculos estão valorizando mais as cotas.
No Rock in Rio 2011, por exemplo, as ações dos patrocinadores devem atingir 120 mil pessoas por dia. Há dez anos, as cotas intermediárias não passavam de 40% do valor cobrado agora. Claro, Heineken, Volkswagen, Trident e Coca-Cola pagaram R$ 7 milhões cada, o dobro do desembolsado nas cotas da edição de 2001. Outras nove cotas de apoio serão vendidas por R$ 2 milhões e há ainda o Banco do Brasil, patrocinador master, que desembolsa R$ 17 milhões.
No cálculo do Valor, cinco dos principais espetáculos internacionais de 2011 – shows de Amy Winehouse, Iron Maiden, Shakira, Justin Bieber e Rihanna -, além do Rock in Rio, exigirão patrocínios de R$ 117 milhões.
*Com informações do Valor Econômico
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
View Comments
Rock in Rio é uma realidade muito distante do que acontece do outro lado da ponte Rio-Niterói. Nesta segunda-feira (24), no RJTV 1a edição (o jornal da hora do almoço, na TV Globo), reportagem sobre os espaços culturais de Niterói que estão fechados, como a Estação Cantareira, o Cinema Icaraí e o Teatro Popular de Niterói. Este amigo foi um dos entrevistados pela repórter Tatiana Nascimento, apresentadora do Bom dia Rio. Assista
O vídeo fica no site do RJTV mais tarde, no mesmo dia que vai ao ar. Em sss://g1.globo.com
abraços,
>>> Pedro de Luna
Coordenador Geral do ARARIBOIA ROCK
http://www.arariboiarock.com.br