Antes da realização do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: Práticas e Perspectivas, o MinC promove oficinas que pretendem incentivar e aquecer o debate sobre a Diversidade Cultural.

Antes da realização do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: Práticas e Perspectivas, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, em Brasília, o MinC promove oficinas que pretendem incentivar e aquecer o debate sobre a Diversidade Cultural. Para isso, realizará um fórum virtual e quatro oficinas prévias, sobre Conhecimentos Tradicionais, Economia da Cultura, Cultura Digital e Propriedade Intelectual.

O fórum virtual já teve início no dia 16 de maio e tem o objetivo de discutir os textos preparados pelos curadores das oficinas. A partir desses textos, os leitores poderão fazer comentários, provocações em um blog, que será constantemente atualizado por um moderador. As oficinas prévias, por sua vez, terão início em junho e contarão com especialistas e atores sociais que possuem envolvimento local, influência regional, projeção nacional e pautam a esfera pública internacional. O Objetivo é mapear, ouvir e conectar esses especialistas e atores sociais, para discutir o tema, induzir uma rede autônoma e contribuir também para a preparação do Seminário.

Confira a programação das Oficinas:

Oficina 1:
Tema: Economia da Cultura
Dia 13 de junho
Curador: George Yúdice (antropólogo, New York University)
Moderadora: Lala Deheinzelin (Instituto Pensarte)
A oficina discutirá a relação com as indústrias culturais, as condições políticas para se atingir um equilíbrio entre acesso e proteção das economias da cultura e a abrangência do conceito de atividades, bens e serviços culturais.

Oficina 2:
Tema: Conhecimentos Tradicionais
Dia 14 de junho
Curador: José Jorge de Carvalho (antropólogo, UnB)
Moderadora: Marcela Bertelli (DUO – Informação e Cultura)
A oficina debaterá os caminhos da descolonização cultural, as condições políticas para se atingir um equilíbrio entre os saberes de origem européia, indígenas e africanos, com todas as suas fusões e hibridismos. Serão discutidos também o direito ao acesso, a participação da sociedade civil na promoção dos conhecimentos tradicionais e conceitos como expressões culturais, interculturalidade e diversidade lingüística.

Oficina 3:
Tema: Cultura Digital
Dia 28 de junho
Curador: Sérgio Amadeu
A oficina discutirá a participação da sociedade civil, a relação entre cultura digital e a propriedade intelectual e conceitos como conteúdo de atividades, bens e serviços culturais.

Oficina 4:
Tema: Propriedade Intelectual
Dia 22 de junho
Curador: Ronaldo Lemos (FGV)
A oficina discutirá a relação entre propriedade intelectual e cultura digital, a livre circulação de idéias por meio da palavra e da imagem e debaterá conceitos como conteúdo cultural, interculturalidade e indústrias culturais.

Mais Informações:
s://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/diversidade_cultural/eventos/oficinas/index.php?p=26182&more=1&c=1&pb=1


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *